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Mostrando postagens de novembro, 2012

O estágio supervisionado

Muitos estudantes, nesta época do ano, estão passando por uma das mais desafiadoras experiências: a apresentação do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso perante uma banca examinadora. O TCC pode ser resultado de um estágio supervisionado feito ao longo do semestre ou de semestres, ou resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido dentro das normas de cada curso e instituição. O estágio supervisionado, independentemente de curso, é uma importante etapa para a capacitação de pessoas com competência profissional e ética. É a hora de confrontar a teoria aprendida em sala de aula e a futura profissão. Proporciona uma reflexão sobre a realidade do mundo do trabalho e, se bem conduzido, aproxima, cada vez mais, a Universidade das organizações. Talvez seja uma das raras situações em que acontece essa aproximação, apesar de ambos, Universidade e organizações, precisarem dessa aproximação para construírem e reconstruírem suas práticas e se inovarem constantemente. O estágio supervi

Making introductions: some rules in English

According to Emily Post, the overall rule is that one person is always introduced to another. This is achieved either by the actual use of the word to -- " Mr. Johnson, I'd like to introduce you to Mr. Smith"-- or by saying the name of the person to whom the other is being introduced first, without using the preposition to . An example of this is: "Mrs. Gartner, may I introduce you Mr. Wagner." In addition to the overall rule, there are three basic rules: 1. A man is always introduced to a woman. Example: "Mrs. Stein, I'd like you to meet Mr. Brown." or " Mr. De Marchi, may I introduce you to my mother, Mrs. Wamser." 2. A young person is always introduced to an older person. 3. A less important person is always introduced to a more important person. This rule can be complicated, since it may be difficult to determine  who is more important. Following Mrs. Post reccommendations, do not introduce people by their firs

A (re)construção dos cursos de Secretariado Executivo

  A formação de secretários executivos para atuarem em um mercado altamente competitivo e em constantes transformações, é o papel dos cursos de Secretariado Executivo. Devem formar profissionais com competência para promover e participar da melhoria do processo de gestão e desenvolvimento de organizações públicas e privadas, na busca do aumento de produtividade e competitividade. Um dos preceitos das Diretrizes Curriculares para os cursos de Secretariado. É necessário levá-los a aprender a aprender e desenvolver-lhes a responsabilidade pela construção do conhecimento. O processo de construção do conhecimento acontece pela aprendizagem, que não significa memorização pura e simples, mas significa dizer que, se o sujeito efetivamente aprendeu, será capaz de reconstruir o conhecimento tempos depois. Constrói o conhecimento a partir de sua interação com a realidade. A educação formal, em muitos casos, ainda está apoiada numa visão tradicionalista que reforça a fragmentacão do conhe

A formação de Secretários Executivos é na Universidade

Levando em consideração que o conhecimento tornou-se o verdadeiro capital e o principal "recurso" gerador de riquezas, como já afirmava Peter Drucker nos anos 90, e que é somente através da educação formal que os milhares de informações que obtemos a cada segundo via mídia informativa são organizados e sistematizados, a escola e a universidade são chamados constantemente a rever seus objetivos. Agora, é o poder econômico pleiteando da educação formal a capacitação de homens e mulheres com competências que lhes possibilitem lidar com as novas tecnologias e tendências do mercado. A educação formal talvez nunca antes esteve tão imbuída de ser a "articuladora" entre a qualificação profissional e a educação para a cidadania do que no momento atual. É o momento de a educação formal não subordinar seus objetivos unicamente às necessidades do empresariado, mas dar uma resposta concreta na formação de pessoas com as competências requeridas, bem como de sujeitos de d

O impacto das inovações tecnológicas

          A tecnologia sempre existiu e nunca deixou de se desenvolver. Rattner (1980, p. 57) define tecnologia “como sendo a aplicação sistemática de conhecimentos organizados e científicos para a solução de tarefas práticas.” Destaca que no âmbito do mundo capitalista a tecnologia é considerada sob todas as formas possíveis: produtos, máquinas, equipamentos e processos.   No final  do século XIX, a maioria dos trabalhadores do campo ou artesãos ainda usavam instrumentos pré-industriais e mal sabiam eles que a moderna tecnologia já estava a sua volta: bondes movidos a eletricidade, luz elétrica, telefone, cinema, máquina de escrever, calculadora de teclado, rádio, fonógrafo, carro. (DRUCKER, 1971). Desde então até os nossos dias, as inovações tecnológicas têm impactado significativamente sobre a sociedade e o comportamento de seus membros, não tanto pela evolução em si, mas pelo ritmo acelerado como acontecem.  Na agricultura, na indústria e na prestação de serviços, as máqui