Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2016

Secretariado Executivo > cenário atual: busca por competência e comportamento ético (parte II)

Imagem
A resposta: pelo viés da educação . De acordo com Santos (2011, p. 38), Bourdieu defende que a educação assume uma importância capital na entrada para o campo profissional.   Afirma que “a formação, além de capacitar tecnicamente o futuro profissional, realiza o papel de adequação do olhar, da visão de mundo do futuro profissional às expectativas do grupo profissional.” Nessa direção, acreditamos que a educação é e será o caminho para se (re)construir uma consciência coletiva na criação do sentimento de pertencimento ao Secretariado, bem como desenvolver as competências essenciais para se ter empregabilidade. Nada se constrói, ou se reconstrói sem educação. Só avançaremos no Secretariado, e com o Secretariado, pelo viés da educação. A educação é a chave para abrir caminho para a excelência pessoal, social e profissional, e nos permite buscar sermos melhor hoje do que ontem. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.  

Secretariado Executivo > cenário atual: busca por competência e comportamento ético (parte I)

Imagem
É com grande satisfação que estamos aqui para conduzir a reflexão inicial do XIX CONSEC sobre a relevância de se visualizar as novas exigências para a empregabilidade diante do cenário posto. Cumprimento a todos e todas presentes.         Inicio minha reflexão com uma provocação por meio do seguinte questionamento: Que cor você escolheria para representar o cenário atual se tivesse diante de si uma caixa de 24 lápis de cor?           Certamente, antes de tomar a decisão de que cor escolher, em sua tela mental deslizaram slides sobre a recessão econômica, a volta da inflação, o desemprego atingindo a taxa de 11,3% - lembrando que em 2003 chegou a 12,3%), a desconfiança nas lideranças políticas devido à corrupção desenfreada, desastres ambientais, falta de respeito pelo ser humano – um matando o outro por nada, e por aí vai. Alguns talvez visualizaram o cenário sombrio, desalentador, desanimador, frustrante, do “nada vale a pena”.         Outros, visualizaram o mesmo cenári

XIX CONSEC - Congresso Nacional de Secretariado

Imagem
O XIX CONSEC foi realizado em Brasília/DF, de 3 a 6 de agosto de 2016. Foram três dias de reflexões e discussões sobre a relevância da competência e de comportamento ético para enfrentarmos a atual conjuntura de recessão e falta de desemprego que vivenciamos no Brasil. Tratou enfaticamente de conscientizar o grupo profissional do Secretariado para a construção de um percurso profissional pautado em conceitos como: empreender, inovação, liderança, para agregar valor e se ter empregabilidade. Tive a honra de fazer a palestra de abertura do XIX CONSEC, intitulado "Cenário atual: busca por competência e comportamento ético". O objetivo da palestra foi conduzir a reflexão inicial sobre a relevância do entendimento das novas exigências para a empregabilidade. Conscientizar sobre a relevância de solidez de princípios e prática de valores éticos. Oportunamente publicarei o texto que orientou minha fala, na íntegra, aqui no blog.