Etiqueta profissional e social
É cada vez maior o interesse em se conhecer as regras de
conduta, nem sempre ditas e escritas, que regem o comportamento social e
profissional dos membros de uma sociedade ou organização.
Por quê? Pelo fato de
serem indispensáveis para abrir caminhos, aplainar arestas da convivência
diária num mundo que se torna dia-a-dia mais inquietante e ríspido.
Na verdade, o mundo dos negócios, em particular, está
requerendo, cada vez mais, dos seus componentes uma postura profissional
elegante que lhes assegure êxito pessoal e profissional ao se relacionar com
clientes internos e externos.
O conhecimento e a prática correta das normas que
regem o comportamento geram benefícios imediatos tanto para o profissional que
as pratica como para a organização do qual faz parte.
Possibilitam um
comportamento com mais confiança, simplicidade e naturalidade diante de
situações inusitadas, além de melhorarem o relacionamento entre colegas e dirigentes,
refletindo de maneira positiva em todas as áreas da organização, indiferente de
seu ramo de atividade.
ETIQUETA
Conjunto harmonioso de regras de
boas maneiras, normas, hábitos, atitudes e gestos que resultam no comportamento
das pessoas em eventos oficiais ou não.
Boas maneiras e bons costumes.
Facilita o convívio entre as pessoas
por meio de comportamento adequado a cada ocasião e cerimônia, dando segurança
aos anfitriões e aos convidados.
Concentra-se no comportamento dos
anfitriões e convidados.
“Não existe nenhuma sociedade
sem boas maneiras.”
(Margaret
Visser)
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