Atendimento telefônico: respondendo a quem secretaria
Mesmo diante de tantas inovações tecnológicas, há profissionais que consideram perda de tempo falar de técnicas secretariais relacionadas ao atendimento telefônico. Acreditam que sabem atender ligações sem nenhum estresse e da maneira mais ágil possível. Será mesmo??
Na área secretarial não é só desviar a ligação para o chefe, depois de cumprimentar o interlocutor, pedir para aguardar um momento, verificar se ele pode atender e transferir a ligação.
Ou, simplesmente, alegar que o chefe está em reunião e que retornará a ligação assim que finalizar a reunião.
Profissional de secretariado, cuidado com as desculpas ao telefone.
Acabei de responder por e-mail a seguinte pergunta de uma estagiária e estudante de Secretariado Executivo:
Qual o tipo de resposta que posso dar sem que a pessoa perceba que antes de transferir a ligação eu preciso verificar com meu chefe se pode atender ou não?
Esta foi minha resposta para a Annabeth (nome fictício):
Esta foi minha resposta para a Annabeth (nome fictício):
"Cara Annabeth,
É na hora de atender ao telefone que se pode avaliar
se a secretária tem domínio dos assuntos tratados pelo seu superior, ou se é
apenas operacional. Ou seja, apenas transfere as ligações.
Entendo que você ainda precisa de um tempo para conhecer melhor a estrutura organizacional da empresa e os assuntos
tratados pelo teu superior, porque começastes teu estágio em janeiro de 2014. Este tipo de conhecimento não se adquire de um dia para outro. Requer tempo de trabalho e vivência ao lado dele.
O que agora precisas é
começar a mostrar que tens conhecimento de alguns dos assuntos tratados na diretoria. E isso vais fazer –
num primeiro passo – através do atendimento telefônico. Claro que tudo com
muita cautela. E um passo de cada vez.
Primeiro, gradativamente, terás que conquistar a
confiança das pessoas que ligam. Com certeza 60% das pessoas que ligam você
já teve oportunidade de conhecer ou conversar. Certo? Agora é focar em saber o assunto que tratam com o diretor.
Então, digamos
que o Sr. Fulano de Tal liga e você tem
noção do assunto que vai tratar.
Secretária: Boa
tarde, Sr. Fulano de Tal. Como vai?
Fulano de
Tal: O Pedro está aí?
Secretária: Sr. Fulano de Tal, Sr. Pedro está na sala dele
sim, só que atendendo uma pessoa. Talvez eu possa ajudá-lo antecipando o
assunto para ele. Por acaso trata-se do (dizer o assunto....)?
Fulano
de Tal: (se realmente é sobre o tal assunto, ele vai confirmar e talvez te
perguntar a respeito. Mesmo que você não tenha a informação completa, deves
te prontificar como quem tem ciência do assunto.)
Secretária:
Sr. Fulano de Tal, vou verificar com Sr. Pedro assim que a pessoa sair de sua
sala e imediatamente retorno a sua chamada com um posicionamento.
Passo seguinte é conversar com teu diretor sobre o assunto e conseguir
um posicionamento dele para, em seguida, retornares a ligação com a resposta. E
é você quem vai retornar a ligação; não teu chefe.
Tendo três a quatro atitudes dessas durante o dia, dentro de
três meses, terás absorvido em média de 40% das ligações para teu diretor As
pessoas passarão a te questionar sobre os assuntos e seu status.
Há também
aquelas ligações de pessoas que não sabemos se o chefe quer ou não atender.
Na dúvida, damos aquela desculpa “branca”, como:
Desculpe, Sr. Beltrano. Sr. Pedro está .... (dar a desculpa convincente, sem contudo
dizer unicamente que está em reunião, porque ninguém mais acredita). O Senhor poderia
me adiantar o assunto?
E se ele te adiantar o assunto, conseguires verificar
e retornar com uma resposta para ele, faça-o. Depois pergunte se ainda há
necessidade de conversar com Sr. Pedro.
Atenção para não querer dar conta de tudo.......há, ainda, as ligações que somente o chefe
deve resolver. Da mesma forma, há chamadas que ele não quer
atender de forma alguma, não é mesmo?
Annabeth, devo te lembrar que tudo isso é uma questão de mudança de hábito
das pessoas que ligam para teu chefe. Habituá-los a falar contigo e fazê-los
perceber que, falando contigo, o assunto deles é agilizado.
Ressalto que não deves ter como regra dizer que ele está em reunião (empobrece teu profissionalismo!!). Deves, antes, avaliar quem é a pessoa e se, de fato, tens
conhecimento do assunto que ela tem em andamento junto ao Sr. Pedro.
Sempre que possível é atribuição da secretária otimizar o tempo de seu
chefe. Isso significa absorver as chamadas telefônicas, procurando resolver as
solicitações sem, contudo, ter que transferir todas as ligações."
E você, leitor(a), como procede ao atender chamadas telefônicas?
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