De que ações o Secretariado precisa para ser reconhecido?
Em 29 de setembro de 2011 tive a oportunidade de
participar do II ENASEC, organizado pelos acadêmicos do curso de Secretariado
Executivo da UFSC. Fui uma das debatedoras da mesa redonda, com o tema: Uma
conversa sobre a profissão de Secretário.
Reproduzo aqui algumas das afirmações e
questionamentos que fiz na ocasião.
“Exerci o secretariado, ensino secretariado, estudo
e pesquiso secretariado, leio secretariado, falo sobre o secretariado, discuto
secretariado, transpareço secretariado. E quanto mais faço tudo isso, muitas
dúvidas e perguntas ainda tenho.
E persiste só uma certeza: tanto na área de
secretariado como em qualquer outra, o sucesso e êxito profissional acontecem
para quem tem um planejamento de carreira. Ter planejamento de carreira
significa, antes de qualquer coisa, optar por algo que tem a ver com a pessoa e
gostar de fazer isso.
Importante
frisar que uma profissão me pertence. O cargo que ocupo em uma empresa, é da empresa;
faz parte de sua estrutura organizacional.
Agora,
optar por ter uma profissão e a partir disso fazer o planejamento de carreira
envolve:
•
determinação;
•
disciplina da perseverança;
•
foco;
• assumir
o projeto de vida;
• assumir
o controle da vida profissional;(ter autoestima, autoconhecimento,
autoconfiança);
• investir
no aprendizado e na formação;
• e
se comprometer com a profissão escolhida.
Significa
construir a credibilidade profissional. A construção da
credibilidade profissional leva tempo. E começa quando se decide ser secretário.
Depende da postura que assumimos.
No
caso do secretariado, a sua identidade/imagem profissional está atrelada basicamente
em três vertentes:
1) ao
processo histórico/cultural, onde ainda há o preconceito que rege o
entendimento do que é ser “secretário” e
que na minha opinião hoje reside na cabeça de quem é desinformado.
2) aos
formadores do secretário executivo, por também terem certa dificuldade em se
dar conta do perfil e das competências necessárias; e por não terem clareza ao
responder: Quais são os saberes que
contribuem para a formação e construção profissional do secretário executivo?
3) e aos profissionais/egressos, que através de
sua postura profissional refletem e dizem ao mundo
corporativo se são profissionais inspirados, engajados, movidos pela superação,
que procuram agregar valor ao seu trabalho, ou apenas usam a profissão como um
trampolim para algo que nem eles mesmo sabem.
Vertentes
estas que passam a se constituir nos desafios do Secretariado.
Pergunto:
De que ações o secretariado precisa para ser bem
sucedido/reconhecido?”
Comentários
Postar um comentário