Comportamento no mundo dos negócios: algumas regras de conduta
É cada
vez maior o interesse em se conhecer as regras de conduta, nem sempre ditas e
escritas, que regem o comportamento social e profissional dos membros de uma
sociedade ou organização. Por quê? Pelo fato de serem indispensáveis para a
convivência num mundo que se torna dia-a-dia mais inquietante e ríspido.
O mundo
dos negócios, em particular, está requerendo dos seus componentes uma postura
profissional elegante que lhes assegure êxito pessoal e profissional ao se
relacionar com clientes internos e externos. Ser bem-educado é predicado cada
vez mais valorizado na vida como um todo.
Você,
profissional, está prestando atenção para sua inteligência social? Karl
Albrecht em seu livro Inteligência social
(2006, M .Books
do Brasil Editora) define inteligência social como a habilidade de se
relacionar bem com as outras pessoas e conquistar sua cooperação. Essa
capacidade, para muitos, é um fator determinante para uma carreira de sucesso.
A
vantagem competitiva hoje é representada por atitudes e gestos considerados
essenciais para solidificar a imagem profissional. Alguns exemplos: dizer obrigado(a), pedir por
favor, com licença, saber se apresentar e cumprimentar as pessoas, comportar-se
elegante e corretamente em um almoço de negócios, vestir-se de acordo com a
ocasião e o horário, usar o celular sem ser inconveniente.
Estamos na era dos relacionamentos, da
empresa humanizada. O diferencial de uma organização para outra não está
unicamente na tecnologia que ela tem à sua disposição, mas também no
relacionamento que tiver com seus clientes, fornecedores, colaboradores. O conhecimento e a prática correta das regras
de etiqueta, ou seja, das boas maneiras e dos bons costumes, geram benefícios
imediatos tanto para o profissional que as pratica como para a organização da
qual faz parte. Facilita o convívio
entre as pessoas por meio de comportamento adequado a cada ocasião e cerimônia.
Ajuda a conquistar e manter clientes. Dá ferramentas para trabalhar em equipe e
segurança em ocasiões cerimoniosas. E faz o ambiente de trabalho ser mais leve.
As atitudes
do “ser” elegante são pautadas na educação, na humildade, na discrição, no bom
senso, na generosidade, no amor e respeito pelas pessoas, na cortesia, na
cordialidade e na hospitalidade. Nós nos preocupamos tanto com processos e
procedimentos administrativos, relatórios gerenciais, não que não sejam
importantes. Muito pelo contrário. Mas o que dizemos sem dizer uma palavra
muitas vezes é o diferencial. Nós afetamos as pessoas com nossa postura,
gestos, olhar, expressões faciais e apresentação pessoal. Da mesma forma como
elas, também, nos afetam por estas mesmas vias.
Para fazer
parte do time dos bem sucedidos, recomendamos prestar atenção e tomar cuidado
especial com alguns pequenos, mas importantes, detalhes que podem afetar a
imagem profissional:
aperto de mão mole ou esmagador;
impontualidade;
participar de fofocas e fomentar a rádio corredor;
falar de problemas pessoais no trabalho;
apresentação pessoal desleixada;
desrespeitar a privacidade do outro;
repreender uma pessoa em público;
falar em voz alta em ambientes com divisórias;
chamar a pessoa aos gritos;
corrigir a gramática ou a pronúncia de quem estiver
falando;
utilizar gírias e palavrões no vocabulário;
apontar coisas ou pessoas com o dedo;
bocejar, tossir, espirrar, assoar o nariz, sem
discrição;
usar maquiagem pesada e perfume forte;
“cercar”
o chefe no corredor, no elevador, no restaurante para resolver assuntos
pendentes.
Considerando os pontos citados, você se considera uma pessoa elegante?
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