Profissional de secretariado: torne-se imprescindível
Proatividade
A
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s organizações buscam por profissionais
comprometidos, dinâmicos, interessados em aprender sobre as diversas áreas e
processos; com perfil intraempreendedor, que se portem como agentes de mudança
e proponham melhorias no seu escopo de trabalho.
O fato de estar diretamente
envolvido com a execução e o gerenciamento de determinados processos e
procedimentos administrativos faz com que o assessor tenha condições de
visualizar e propor mecanismos para a racionalização e simplificação do fluxo
de determinada atividade. Isso permite que o assessor otimize o tempo para gerenciar
mais atentamente o relacionamento com clientes internos e externos.
Muitas vezes, este relacionamento é
prejudicado pela ausência de racionalização de procedimentos administrativos. Muitos
secretários não buscam caminhos para aperfeiçoar as ferramentas voltadas à
otimização do processo decisório porque estão sobrecarregados com o excesso de
tarefas operacionais, repetitivas e, até mesmo, desnecessárias.
Ajude a repensar as mudanças!
Envolva-se em comissões que elaboram procedimentos administrativos! O assessor
que chama para si a responsabilidade de pensar e gerenciar os processos administrativos
está cumprindo seu verdadeiro papel de secretário analista simbólico, conforme
definido por Robert Reich.
A função de gestor de processos e procedimentos
administrativos requer:
¨
visão sistêmica sobre toda a empresa;
¨
compreensão do negócio;
¨
conhecimento das estratégias e políticas da
empresa;
¨
facilidade de se relacionar e integrar com os colegas
de trabalho independentemente da posição hierárquica;
¨
atitude investigativa contínua;
¨
paciência, tolerância e perseverança;
¨
compreensão ampla e percepção acurada;
¨
modéstia equilibrada, que permita “vender o
peixe”.
Em outras palavras, quanto mais você
conhecer a empresa em que trabalha, seu negócio, suas normas e procedimentos;
mais dinamismo imprimirá ao seu trabalho, maior será a probabilidade de criar
situações e oportunidades para argumentar, opinar, participar e sugerir
mudanças.
O papel de quem assessora pode ser modificado a partir da
mudança na postura profissional. Comece por ampliar sua atuação na área
específica. Se você está assessorando o Diretor de Logística, aprenda tudo o
que puder sobre o assunto. Se você é secretária do Diretor de Gestão de
Pessoas, faça um curso de especialização em Recursos Humanos. Se você é
secretária(o) em uma clínica, participe de um curso sobre administração
hospitalar. E assim por diante.
Agregue valor e responsabilidades ao cargo! Pense
estrategicamente! Seja inovador! Ajude a organizar comitês voltados à
sustentabilidade e à responsabilidade social. Integre grupos de trabalho. Envolva-se
em atividades que estão em sincronia com os objetivos corporativos. A sua proatividade
corroborará para a gradativa mudança na visão ultrapassada que alguns grupos
conservadores mantêm da secretária. Passe da reivindicação verbal para a ação
concreta.
Agora pare e pense: com quais processos e procedimentos
administrativos e secretariais você está diretamente envolvido? É possível
racionalizá-los? Tenha iniciativa e discernimento para questionar! Pense em
algo que você poderia mudar ou fazer melhor uma vez por semana. Está esperando
o que para colocar em prática?
Fonte: Wamser, Eliane. A secretária que faz.... Blumenau: Nova Letra, 2010, p. 79.
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