Postura profissional: que tal garantir um atendimento de excelência?
Todo
trabalho é digno se realizado com honestidade, vontade, respeito e paixão.
Algumas
atitudes e regras de comportamento merecem especial atenção por parte do
profissional que vai atuar em atividades de hospitalidade e acolhimento
(garçom, garçonete, atendente, hostess......). São, contudo, atitudes e regras
de comportamento que, se cumpridas e mantidas, irão garantir uma postura
profissional adequada e coerente para se prestar um atendimento de excelência.
§
Mantenha
um sorriso fácil e espontâneo no rosto.
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Mantenha
sempre a coluna ereta; os ombros para trás; a cabeça erguida.
§
Costas
retas e queixo levemente erguido inspiram confiança.
§
A
mente leva em conta a postura do corpo e se comporta de acordo com ela. Se você
se sentar de maneira relaxada, o cérebro vai funcionar de modo relaxado. Se
sentar com a coluna reta, o peito para frente, os ombros equilibrados, o
cérebro também vai funcionar assim, majestoso e glamoroso.
§
Preste
atenção na maneira como você se senta para trabalhar, para comer, no modo como
caminha, como cumprimenta as pessoas, na expressão facial, nos gestos.
§
Estar
sempre bem-humorado, ter disposição para conversar, saber responder as
perguntas formuladas e ser respeitoso com as opiniões alheias são atitudes que
demonstram que o profissional tem prazer no que faz. Em consequência, sua
expressão é de saúde, higiene, sucesso e alegria, embora sem exageros.
§
Atente
ao seu tom de voz, aos gestos e ao vocabulário utilizado. Fale pausadamente, de
forma clara e sem pressa. Evite gírias no vocabulário.
§
Evite
fazer comentários sobre os assuntos conversados pelos hóspedes e clientes.
§
Cuide
de sua saúde e da apresentação pessoal.
Cabelos limpos, curtos ou presos. Unhas curtas, sem esmalte ou base. Sem
perfume, apenas desodorante sem perfume. São alguns cuidados dentre outros que
serão determinados segundo os padrões do Hotel.
§
Siga
o padrão de uniforme estabelecido pelo Hotel ou Restaurante.
§
Evite
passar as mãos pelos cabelos, nariz, boca e outras partes do corpo.
§
Não
coma, nem mastigue chicletes, enquanto estiver trabalhando.
§
Evite
tossir, espirrar e assoviar enquanto estiver atendendo ou servindo.
§
Trate
as mulheres por “senhora” e os homens por “senhor”. Evite tratamento de
intimidade. E palavras no diminutivo: minutinho, favorzinho....
§
Incorpore
o espírito de equipe. Jamais dê
oportunidade para pensamento como: “Isso não faz parte da minha função” ou “Não
vou limpar isso, pois não sou auxiliar de limpeza”.
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.......
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“Meu corpo
é um jardim, minha vontade o seu jardineiro.”
William Shakespeare
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