Tudo tem seu tempo



Você já percebeu que tudo tem a sua duração exata?
As estações do ano, a noite e o dia, a gestação de um bebê, o crescimento de uma planta, entre muitos outros fenômenos naturais. E cada um de nós, com sua história íntima e pessoal, tem o seu tempo certo para tudo. Não existe um padrão, uma regra para isso.

É fundamental que estejamos atentos a esses tempos, e os respeitemos, pois quando tentamos adiantá-los, perdemos a paz, atropelando a nós mesmos e a quem estiver pela frente.

Tão importante quanto alcançarmos um objetivo é sabermos desfrutar do caminho que percorremos até ele. O sucesso também exige tempo e só é válido quando conquistado com méritos autênticos.

O escritor indiano Deepak Chopra afirma que não é preciso forçar a felicidade, pois ela faz parte da natureza humana. E o esforço desenfreado que fazemos é justamente o que nos distancia da tão almejada conquista. É a Lei do Mínimo Esforço, que possui três componentes básicos: 
aceitação, porque todo o Universo é como deve ser; 
responsabilidade, ou seja, não culpar alguém, alguma coisa ou a si mesmo pela situação, e sim dar respostas criativas, pois todos os problemas têm em si as sementes da oportunidade; 
e por fim a indefensibilidade, ou seja, se desarmar, não perder tempo defendendo seus pontos de vista. É só confiar no fluxo da vida. 

O Universo, que é sábio e se move com perfeição, faz o resto. Nada acontece antes ou depois que deveria. A vida é feita de momentos, um após o outro. O que devemos fazer é cuidar de cada um desses momentos com carinho.

Quanto ao tempo passado, nada mais podemos fazer. Quanto ao futuro, nenhuma certeza temos sobre ele. O único tempo que temos é o agora. Então sejamos felizes agora.

Fonte: Texto extraído na íntegra da Revista Flex no. 7 primavera-verão da Usaflex.


Comentários