Protocolo: determinação de lugares


O conhecimento e a prática correta das normas que regem o Cerimonial e Protocolo na esfera pública geram benefícios imediatos tanto para o profissional que as pratica como para a instituição do qual faz parte. Possibilitam um comportamento com mais confiança, simplicidade e naturalidade diante de situações inusitadas. Melhoram o relacionamento com a comunidade e órgãos internos e externos, refletindo de maneira positiva em todas as áreas.
 
Para quem é da área de Secretariado e Assessoramento Executivo, e se vê diante de ocasiões em que se faz necessário a utilização de regras de protocolo, eis alguns procedimentos que farão a diferença na próxima oportunidade em que for organizar uma recepção de autoridades na empresa.
 
Convencionou-se o centro da mesa como o lugar de honra, pela posição estratégica, por ser o lugar de onde o anfitrião comanda o evento. Pode acontecer de um convidado ter hierarquia superior à do anfitrião, que lhe cede a posição à mesa como deferência e cortesia.  O anfitrião deverá sentar à esquerda da autoridade, ficando à direita o convidado de maior hierarquia presente. Se não houver autoridade de hierarquia superior, a prerrogativa da direita será do anfitrião.
 
§  O lugar de honra é, sempre, a direita do anfitrião.
 
§  A composição da Mesa de Honra numa solenidade obedece a ordem de precedência das autoridades convidadas e confirmadas. Recomenda-se que uma Mesa de Honra seja integrada por, no máximo, sete autoridades.
§  Para que cada autoridade ocupe o seu lugar correto à Mesa, uma pessoa(recepcionista) deve ser designada para orientar seu lugar.
§  No automóvel, o lugar de honra é no assento traseiro à direita em relação ao motorista; segue o lugar no assento traseiro à esquerda; por último o lugar do meio. O banco da frente é para assessores e o segurança.
§  Quem entra primeiro é a autoridade ou convidado de maior hierarquia. O anfitrião dá a volta e entra pela outra porta do carro.
§  No aeroporto, quem desembarca primeiro numa comitiva é a pessoa/autoridade mais importante. Ao embarcar, ela é a última pessoa a entrar no avião.
§  Atraso de autoridade – Em eventos estilo plenário ou auditório e se for autoridade do primeiro escalão, em caso de atraso, o evento não começará e o anfitrião e os convidados aguardarão sua chegada.
§  Se o atraso for de um dos integrantes da Mesa Diretora, o protocolo recomenda que a solenidade comece, após uma espera de, no máximo, trinta minutos. Ao chegar comporá a Mesa em outra posição, não naquela que lhe corresponde.
§  Em eventos de auditório, a primeira fila à esquerda é reservada aos convidados especiais. É considerada um prolongamento da mesa de honra.

 
 
 

Comentários

Postar um comentário