Secretária(o) Executiva(o): uma profissão
§ A
profissão de secretária(o) executiva(o) foi institucionalizada pela Lei 7.377,
de 30 de setembro de 1985, que foi adaptada em alguns de seus incisos pela Lei
9.261, de 11 de janeiro de 1996.
§ O
critério legal para a contratação de um profissional do secretariado é a
formação em curso superior de Secretariado Executivo com respectivo registro no
Órgão de Classe.
§ A
função primordial de um profissional de secretariado é assessorar dirigentes
e/ou equipes de profissionais, na gestão e execução de funções técnicas e
gerenciais. Caracteriza-se por planejamento, desenvolvimento, avaliação,
controle, supervisão e coordenação de atividades, qualificadas e finalísticas,
para a consecução de objetivos e metas corporativas.
§ Sua
formação deve contemplar conhecimentos de:
Relacionamento interpessoal,
lógico-matemáticos, cálculos financeiros, procedimentos contábeis, instituições
de direito, gestão estratégica, gestão de pessoas, técnicas de negociação,
relações públicas e institucionais, liderança, técnicas de oratória, cenários
econômico e político, compreensão e interpretação de textos, logística para
organização de eventos, marketing, gestão da qualidade, comunicação na língua vernácula e,
preferencialmente, em - no mínimo - um idioma estrangeiro, ........
§ É
ser fornecedor de subsídios para a tomada de decisões de dirigentes ou de uma
equipe. Para isso, precisa conhecer toda a dinâmica dos projetos e desafios com
os quais a instituição e sua equipe estão comprometidos. Requer pensar junto
com eles ou até mesmo antes.
§ Saber
posicionar-se no mercado como um fornecedor de habilidades e conhecimentos, que auxiliado pela tecnologia
de informação e comunicação, torna-se capaz de prestar serviços para
instituições localizadas em qualquer continente. Isso requer que seja
conhecedor dos rumos dos negócios no mundo da economia globalizada, para saber
lidar com as mudanças, adaptar-se e aprender a conviver dentro de um contexto
flexível.
§ É
ser organizador e harmonizador do ambiente de trabalho, o que envolve o
gerenciamento de relacionamentos, de processos e procedimentos administrativos.
§ Envolve
a capacidade de analisar dados e informações, intervir, identificar e
solucionar problemas, propor e promover a venda de soluções por meio da
manipulação de símbolos (dados, palavras, representações orais e visuais),
agilidade de raciocínio, criatividade, iniciativa, autonomia e qualidades
comportamentais.
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