Secretária(o) Executiva(o): uma profissão (parte II)
Pesquisas apontam que 15% do sucesso profissional
são devidos ao treinamento e capacidade técnica, à inteligência e à habilidade
no trabalho. Os outros 85% estão ligados à competência de se relacionar com as
outras pessoas.
Ou melhor dizendo: a engenharia humana é mais
importante que o conhecimento técnico.
§ No caso específico do Secretariado, é
essencial saber conviver harmoniosamente com as pessoas no ambiente
profissional e social. Ser bem sucedido no trabalho em equipe, na gestão e
resolução de conflitos requer capacidade de estabelecer relações interpessoais
estáveis e eficazes entre as pessoas.
§ Exige-se
competência de comunicação verbal e escrita em, no mínimo, dois idiomas
estrangeiros, para elaborar documentos empresariais, discursos, palestras e
conferências, interpretar e sintetizar textos.
§ A
“organização fundamentada na informação” (Peter Drucker) está à procura de
secretárias(os) capazes de criar seu próprio entusiasmo, com atitudes
necessárias para transformar pensar em fazer.
Para tanto, deve saber
aplicar com eficácia as técnicas de assessoramento e as funções gerenciais para
planejar, organizar, coordenar e gerenciar rotinas administrativas, projetos e
processos, e assessorar dirigentes e equipes de trabalho.
§ Gerenciar
a informação e processo de forma a disponibilizar ferramentas eficazes que
permitam a tomada de decisão acertada.
§ Ser
profissional do secretariado requer características básicas como:
multifuncionalidade,
iniciativa, ousadia, flexibilidade, discrição, responsabilidade,criatividade,
autonomia, proatividade, empreendedorismo, humildade, dinamismo, cultura geral,
lealdade, liderança, respeito, dedicação, determinação, bom senso, paciência,
tolerância, pontualidade, organização, ótima comunicação verbal e não
verbal, ......
§ Deve
estar atento às mudanças de valores, crenças e comportamentos, às mudanças do
mundo do trabalho, à evolução profissional, às necessidades da instituição em
que atua.
§ Antecipar-se
a essas mudanças, automotivando-se e desenvolvendo-se pela aprendizagem
contínua. Investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional e ter
ciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como gerente
e agente facilitador.
§ Ter
postura e ética profissional.
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