Secretário Executivo: gestor do próprio conhecimento
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ongratulations! Agora você é bacharel
em Secretariado Executivo. Qual é o próximo passo? Propus esta reflexão, certa
vez, às acadêmicas da 8ª fase do curso de Secretariado Executivo, que acabavam
de apresentar seus Relatórios Finais do Estágio Supervisionado.
Muitas arregalaram os olhos com perplexidade, afinal de contas tinham acabado de fazer a última avaliação para se graduarem. Outras ficaram pensativas. Algumas responderam prontamente que iriam aperfeiçoar a comunicação em língua inglesa e espanhola. Poucas manifestaram interesse em cursar pós-graduação em nível de especialização. É evidente que não esperava reação unânime. Complementei minha fala com as seguintes palavras:
― Criem,
ampliem, aprimorem suas condições de assessoramento! Não esperem que a empresa
lhes diga o que, como e quando fazer. Isso não vai acontecer. A formação
continuada é o melhor caminho para que vocês possam manter a empregabilidade,
aprimorar suas competências e conquistar novos horizontes.
Essa formação, conforme expliquei às formandas na ocasião, é um processo contínuo de construção de competências, habilidades e atitudes que permitem ao sujeito pensar, ler, interpretar e participar das mudanças velozes e turbulentas que constantemente afetam o cenário econômico, político e social. Neste ambiente dinâmico, não há espaço para meros espectadores.
Sabemos que, cada vez mais, o mercado de trabalho absorverá profissionais qualificados, com iniciativa, criatividade, visão global dos negócios e entusiastas. Sempre enfatizei para meus alunos o quão importante é investir na formação acadêmica e profissional para atuar na área de secretariado e assessoramento executivo.
Nunca é demais repetir que a formação do profissional de secretariado obrigatoriamente deve incluir a conclusão do curso superior em Secretariado Executivo ou do curso técnico em nível de ensino médio. Minha irmã Luciana optou pela formação técnica e tem o registro profissional de Técnica em Secretariado. Ambos os níveis estão em conformidade com a Lei 7.377/85, que regulamenta a profissão de secretário.
Uma sólida formação acadêmica é necessária, porém não basta. Atualize-se sempre para não perder capítulos importantes das transformações ocasionadas pelas novas tecnologias. A falta de atualização - tanto em relação à evolução tecnológica quanto em relação aos cursos, treinamentos, palestras, seminários e leituras – é uma forma de acomodação que pode prejudicar o processo de trabalho de toda equipe, colocando em risco a empregabilidade do profissional e inviabilizando seu progresso na carreira.
Novamente, deparamo-nos com a necessidade da formação continuada, da construção permanente do saber e do saber fazer para garantir a efetiva participação do profissional em cada etapa das mudanças organizacionais.
A condição de assessoramento é um requisito que você deve monitorar ao longo sua carreira, dia após dia. Sem essa de ligar o piloto automático e deixar acontecer. Não se deixe levar pela síndrome do SFA (sempre foi assim). O comodismo é um dos maiores fatores de risco diante das velozes mudanças que caracterizam o mundo do trabalho.
Monitore sua vida profissional por
intermédio de perguntas básicas como as relacionadas a seguir.
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De que maneira tenho contribuído para
organização do trabalho de meu gestor e para otimizar seu tempo?
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Com que frequência meu gestor me consulta para
obter informações e dados antes da tomada de decisões?
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Ao invés de apenas fazer coisas, eu analiso as
necessidades da atividade e então planejo, organizo, controlo e coordeno o
fluxo de trabalho?
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Costumo facilitar a comunicação e o
relacionamento interpessoal com as pessoas que procuram o gestor?
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Tenho uma compreensão clara de minhas
atribuições?
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Assumo a responsabilidade pela execução das
rotinas administrativas, sem necessidade de supervisão direta e com certo grau
de autonomia?
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Busco dialogar com o gestor ou equipe de
trabalho que assessoro para encontrar meios de contribuir de forma estratégica
e eficaz para o desempenho do setor, departamento ou área?
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Sou respeitada(o) no espaço de trabalho por me
envolver na implementação de melhorias nas rotinas e procedimentos
administrativos?
Analise cada uma de suas respostas, confronte-as com a expectativa que a empresa tem em relação ao seu cargo e desempenho. O que o gestor e a empresa esperam de sua atuação?
O próximo passo é traçar metas para ampliar sua condição de assessoramento. Provavelmente você chegará à conclusão de que deve continuar investindo no seu processo de formação. Parabéns! O mercado oferece excelentes programas de educação continuada. Matricular-se em um curso de pós-graduação... Por que não?
Lembre-se: você é gestor de seu conhecimento. Cabe a você, e somente a você, a responsabilidade de construir um plano de carreira audacioso, que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Fonte: A secretária que faz..., que escrevi e editei em 2010.
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