A linguagem não verbal na interação com o outro
A comunicação
é o processo mediador do contato entre as pessoas. Comunicamo-nos utilizando a
linguagem, que é o instrumento de comunicação do ser humano. A interação com pessoas
e instituições acontece por meio da linguagem verbal (fala e escrita) e da
linguagem não verbal (gestos, tom de voz, expressão facial, sinais vocais,
entonação...). Também denominada de linguagem corporal.
Há necessidade de se ter um bom domínio
dos conhecimentos sobre linguagem, já que ela é usada para conversar, ouvir, expressar
pensamentos e sentimentos, expor e relatar ideias e projetos, entender e
resolver problemas.
No ambiente de trabalho, saber se
comunicar é fundamental para o acesso e a transmissão de informações de forma
rápida, ágil e precisa. Vejo muitos profissionais sendo traídos por sua autoconfiança
ao lidar com as tecnologias traduzidas por smartphones, tabletes, aplicativos.
O que nem sempre quer dizer que tenham habilidade de se comunicar. Resultado
disso são os problemas enfrentados nas corporações na área de comunicação: ninguém
mais ouve e presta atenção em ninguém e no que está sendo dito e escrito; responde
verbalmente ou por escrito tudo em poucas palavras. Para economizar vocabulário.
Será? Ou falta de vocabulário e ausência de habilidade na escrita?
Se há de fato um certo descuido na utilização
da linguagem verbal (na fala e na escrita), imaginemos então como anda o
cuidado com a linguagem não verbal (corporal). Certamente o descuido é ainda
mais acentuado. Ou por desleixo ou por desconhecimento da importância da
linguagem corporal na interação com as pessoas.
Trago aqui algumas colocações que
Carol Goman faz em seu livro A linguagem corporal dos líderes, que
vão fazer você prestar mais atenção aos sinais não verbais que emite.
“Como
os empregados, membros da equipe, clientes e colegas se sentem em relação a
você, ao ‘passar pela sua sala’ algumas vezes ou observá-lo nos corredores
corporativos?” (p. 30)
“A
linguagem corporal é a administração do tempo, do espaço, da aparência, da
postura, do gesto, da prosódia vocal, do toque, do cheiro, da expressão facial
e do contato visual.” (p. 11)
“Quando
utilizada de forma apropriada, a linguagem corporal pode ser a sua chave para
um êxito maior. Ela pode ajudá-lo a desenvolver relações empresariais positivas,
influenciar e motivar as pessoas que se reportam a você, melhorar a
produtividade, criar um vínculo com os membros de sua equipe, apresentar as
suas ideias de forma mais impactante, trabalhar com eficácia em um mundo multicultural
e projetar o seu selo de carisma.” (p. 19-20)
“Quando
se trata de linguagem corporal, o contexto é soberano. Você não pode dar
sentido à mensagem não verbal de alguém, a menos que compreenda as
circunstâncias por trás dela.” (p. 36)
Fonte: GOMAN, Carol K. A linguagem corporal dos líderes: como
essa linguagem silenciosa pode ajudar – ou prejudicar – o seu modo de liderar.
Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
Convido você a investir alguns minutos do seu tempo, por dia, para aprofundar seus conhecimentos sobre linguagem não verbal. Num primeiro momento, para entender melhor sua própria linguagem. Num segundo momento, para aguçar sua vontade de aprender e ter a habilidade de ler e responder à linguagem corporal de outra pessoa para estabelecer empatia e conexão. Você merece isso! O outro também!
#LinguagemNãoVerbal
#Comunicação
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