#ComportamentoCorporativo: Protocolo do ambiente de trabalho
Qual é a finalidade do protocolo do ambiente de trabalho?
“[...]
“nos protege de colidir com os outros, de magoar os sentimentos dos colegas ou
de prejudicar a reputação de uma firma”. Resposta dada por Amy Vanderbilt em
1952 quando escreveu O livro completo de etiqueta de Amy Vanderbilt,
(reescrito e atualizado, no fim dos anos 90, por Nancy Tuckermann e Nancy
Dunnan). No livro, compara o protocolo do ambiente de trabalho aos sinais de
trânsito e aos mapas rodoviários. Ouso dizer que é o GPS (Global Positioning
System, ou Sistema de Posicionamento Global) corporativo, que sinaliza as
normas e regras de civilidade (educação social), essenciais e indispensáveis
para quem quer ter resultados positivos no trabalho e no convívio social.
Conhecer
e praticar normas de conduta que fazem parte do mundo do trabalho facilitam sua
entrada e seu movimento nesse ambiente. Não importa se são ambientes formais ou
informais, presenciais ou remotos. O que importa é que ao você se relacionar
com as pessoas prevaleçam suas atitudes de elegância, que são perceptíveis aos
outros pela naturalidade e espontaneidade com que são tratados.
Ajuda
você a ter certo controle sobre seu próprio comportamento e fornece ferramentas
para que saiba e possa adequar regras e costumes a determinadas realidades,
sempre levando em consideração o contexto, o jeito de ser e de pensar do outro.
Se for em sentido contrário, a tendência é causar colisões que podem ser
traduzidas por agressões verbais, fofocas, comunicação agressiva, intimidade e
liberdade exacerbadas, por exemplo.
Trata-se de educação social, cujo desafio, atualmente, é
garantir com que cada pessoa consiga observar e perceber a outra, e respeitá-la,
acima de tudo, como um ser humano que tem seu jeito de agir e pensar.
Ah! Isso independe de profissão, de cargo, de função.
Depende, sobretudo, da postura que você decide adotar para fazer sua caminhada
como pessoa e como profissional.
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