#ComportamentoCorporativo: Protocolo do ambiente de trabalho

 

                Qual é a finalidade do protocolo do ambiente de trabalho?

            “[...] “nos protege de colidir com os outros, de magoar os sentimentos dos colegas ou de prejudicar a reputação de uma firma”. Resposta dada por Amy Vanderbilt em 1952 quando escreveu O livro completo de etiqueta de Amy Vanderbilt, (reescrito e atualizado, no fim dos anos 90, por Nancy Tuckermann e Nancy Dunnan). No livro, compara o protocolo do ambiente de trabalho aos sinais de trânsito e aos mapas rodoviários. Ouso dizer que é o GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global) corporativo, que sinaliza as normas e regras de civilidade (educação social), essenciais e indispensáveis para quem quer ter resultados positivos no trabalho e no convívio social.

       Conhecer e praticar normas de conduta que fazem parte do mundo do trabalho facilitam sua entrada e seu movimento nesse ambiente. Não importa se são ambientes formais ou informais, presenciais ou remotos. O que importa é que ao você se relacionar com as pessoas prevaleçam suas atitudes de elegância, que são perceptíveis aos outros pela naturalidade e espontaneidade com que são tratados.

         Ajuda você a ter certo controle sobre seu próprio comportamento e fornece ferramentas para que saiba e possa adequar regras e costumes a determinadas realidades, sempre levando em consideração o contexto, o jeito de ser e de pensar do outro. Se for em sentido contrário, a tendência é causar colisões que podem ser traduzidas por agressões verbais, fofocas, comunicação agressiva, intimidade e liberdade exacerbadas, por exemplo.

Trata-se de educação social, cujo desafio, atualmente, é garantir com que cada pessoa consiga observar e perceber a outra, e respeitá-la, acima de tudo, como um ser humano que tem seu jeito de agir e pensar.

Ah! Isso independe de profissão, de cargo, de função. Depende, sobretudo, da postura que você decide adotar para fazer sua caminhada como pessoa e como profissional.

 

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