Secretaria Escolar: papel e responsabilidades
Este texto tem a
finalidade de apresentar a você, que atua em secretaria escolar, o resultado de
discussões e reflexões de uma capacitação que ministrei em 2019.
Por que faço
isso? Para incentivar você a ter atitudes intra-empreendedoras no seu fazer
cotidiano na unidade escolar, bem como valorizar seu trabalho nesse ambiente, tendo,
sobretudo, clareza de suas responsabilidades e atribuições, que nem sempre são
esclarecidas em documentos formais. Subentendidas sim, mas ainda não
documentadas, porém sujeitas a serem, dependendo da proatividade (e boa vontade!!)
de pessoas envolvidas no processo.
Devo salientar
que, na ocasião da discussão, foram consultados e tomados como referência “manuais
da Secretaria Escolar” publicados na internet, como por exemplo: Secretaria de
Estado da Educação do Paraná, do Ceará, de São Paulo, e de Prefeituras como
Blumenau (SC), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Sorocaba (SP). Para citar
algumas referências, dentre inúmeras consultadas na ocasião.
O
PAPEL DA SECRETARIA ESCOLAR
Coração da
escola, porta de entrada da escola para a comunidade, elo família-escola, ponto
de referência para pais e alunos. Seja qual for a referência que se queira dar,
a Secretaria Escolar é o reflexo do bom andamento e desenvolvimento da rotina e
estrutura da unidade escolar.
A Secretaria
Escolar assume papel de primordial relevância ao manter e preservar, com zelo e
efetividade, de forma escrita ou digitalizada, toda a documentação, a escrituração
e os arquivos que constituem a história de alunos e docentes da unidade escolar
e que dão subsídios para a elaboração do Projeto Político Pedagógico.
AS
RESPONSABILIDADES
Dentre suas
responsabilidades está:
a) atuar como mediadora/interface entre
gestores, professores, pais, alunos e equipe de trabalho;
b) gerenciar e organizar os processos e
procedimentos administrativos e de secretaria determinados pela Secretaria
Municipal de Educação e pela legislação educacional vigente;
c) guardar e expedir a documentação escolar do
aluno, respondendo por qualquer irregularidade;
d) organizar e realizar o atendimento
presencial, telefônico e eletrônico;
e) coordenar a comunicação interna da unidade
escolar;
f) executar a redação e a gestão da correspondência;
g) assessorar o(a) diretor(a) da unidade escolar
em serviços e informações inerentes à secretaria;
h) conhecer o Projeto Político-Pedagógico da
Unidade Escolar.
É a Secretaria
Escolar que dá valor legal à ação da unidade escolar. Razão pela qual a organização
e a administração da Secretaria Escolar são fundamentais para o bom andamento
da Unidade Escolar. Isso significa que o profissional organizado:
Ø sabe onde buscar e encontrar as informações e
os documentos na hora em que se precisa;
Ø usa métodos e instrumentos confiáveis e ágeis
para conseguir acesso fácil às informações sem perigo de extravios;
Ø mantém os documentos na mais perfeita ordem,
possibilitando rápida localização do que é necessário;
Ø tem responsabilidade e mantém cada objeto,
material e documento em seu devido lugar, fazendo com que o ambiente de
trabalho seja o mais funcional possível. Estabelece regras gerais de
organização e segui-las;
Ø administra o tempo, respeitando os horários
para os quais se planejou para realizar cada tarefa;
Ø é disciplinado e proativo e tem conhecimento
geral da unidade escolar em que trabalha.
ATRIBUIÇÕES/ATIVIDADES
Listamos a seguir algumas das
atribuições/atividades básicas inerentes a esse profissional
nas unidades escolares. Sim, são básicas porque variações e acréscimo de
atribuições são passíveis de acontecer, o que vai depender da estrutura
organizacional da Secretaria Estadual ou Municipal de Educação.
1.
Proceder
a matrícula escolar dos alunos.
2.
Expedir
e assinar documentos solicitados: declarações, históricos escolares, atestados
de frequência e de vaga, transferências e outros documentos inerentes aos
alunos.
3.
Organizar
e manter atualizadas fichas e documentos relativos à vida escolar dos alunos.
4.
Inserir,
manter e atualizar os registros dos alunos no sistema.
5.
Manter
atualizados e organizados os arquivos de legislação e da vida da Unidade
Escolar.
6.
Receber,
redigir, expedir e encaminhar a correspondência que lhe for confiada.
7.
Classificar,
protocolar e arquivar documentos e correspondências, registrando a sua
movimentação referente a vida escolar dos alunos.
8.
Atender
aos servidores, aos alunos e aos pais, prestando-lhes informações e orientações
sobre escrituração e legislação educacional vigente, bem como sobre a
organização e o funcionamento da Unidade Escolar, de acordo com o Regimento
Escolar.
9.
Coletar
e digitar dados estatísticos no sistema informatizado.
10.
Atender
e encaminhar as chamadas telefônicas recebidas e realizadas.
11.
Gerenciar
a comunicação interna, divulgando as informações recebidas.
12.
Gerenciar
o estoque/almoxarifado.
13.
Auxiliar
na execução de registros, controles, de todo e qualquer serviço de caráter
administrativo, pessoal ou material.
Recordo que na ocasião, os
participantes acentuaram a importância e a necessidade de se ter, por escrito,
as atribuições/atividades da Secretaria. Claro, isso vale somente para aquelas
instituições que, por alguma razão, ainda não sistematizaram isso.
Ah, também vale ressaltar que,
além de se criar um manual com as responsabilidades e as atribuições da
Secretaria Escolar, há a necessidade de se normatizar e padronizar
procedimentos e documentos para que as Secretarias Escolares das unidades
possam atuar de maneira uniforme.
Exemplos de procedimentos que garantirão
mais eficácia se forem normatizados: atendimento telefônico; impressão de
material pedagógico; registro do contato com os pais dos alunos, envio de
bilhetes para os pais; quadro final de movimentação de alunos; processo de
matrícula, rematrícula, de transferência; processo de arquivamento dos
documentos dos alunos (tabela de temporalidade e quais documentos arquivar na
unidade escolar)...
Para finalizar, quero ressaltar
que a construção coletiva desses procedimentos e padronizações conduz a um
competente funcionamento de uma Secretaria Escolar. Pode ser (e, na minha forma
de ver, é!!) uma estratégica assertiva para se ter um olhar mais ampliado para
o trabalho realizado pelas Secretarias Escolares de tal forma a garantir o
melhor desempenho e o melhor resultado, com qualidade e mais credibilidade,
porque todos os profissionais vão agir dentro de padrões consensados.
Espero que aproveite essas
reflexões.
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