XIII SEMISEC


Em 1976, fui para o mercado de trabalho, impulsionado pela máxima, que me acompanha desde a infância: “trabalhar para sustentar a família”.
Acredito que vocês – assim como eu -  se depararam pela primeira vez com a palavra sustentar dessa forma em suas famílias. Para se sustentar e para sustentar uma família era preciso trabalhar, ter uma ocupação, ter uma profissão.
Para lembrar: a palavra sustentável tem origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, apoiar, conservar. Palavra que depois foi estendida da família > empresa/profissão > governos > mundo > planeta.
Mais recentemente, fui buscar em Lester Brown, um referencial para aprender sobre sustentabilidade. Lester Brown é ambientalista e fundador do World Watch Institute e presidente do Earth Policy Institute, e que escreveu em 2009 o livro “Plano B 4.0: mobilização para salvar a civilização”.
Significa que minha fala em defesa da sustentabilidade do Secretariado sempre foi e será um produto de minha consciência de trabalhadora, de secretária executiva trilíngue, de professora universitária. Tudo em mim está revestido de meu caráter histórico; da decisão que tomei de que seria uma Secretária Executiva Trílingue bem sucedida. De alguém que acredita na profissão! SUCESSO, para mim, é ter o reconhecimento de um trabalho bem feito, fruto da competência e de habilidades.
Espero encontrar você na palestra que irei proferir em 12 de agosto de 2015, em Maceió (AL), no XIII SEMISEC.
 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. Professora Eliane,
    Desejo a você uma excelente palestra em Maceió.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir

Postar um comentário