Como organizar e redigir e-mails corporativos
Ana Paula Pereira
Bruna Nayara Ruthes
Cintia Daiane
dos Santos
Juçara Schulz Köpp
Raquel Sauer Walker
Disciplina: Tempo, organização e
Planejamento
Curso de Pós raduação em
Asessoria Executiva Empresarial,
da Universidade Regional de Blumenau
Professora Eliane Wamser
INTRODUÇÃO
O
e-mail, no contexto atual, ainda é considerado
uma das principais formas de comunicação das empresas. É um canal bastante
procurado pelos clientes para obter informações e negociar produtos e serviços,
bem como por representar parte da imagem que a organização passa a seu público
consumidor. Também é muito utilizado na comunicação interna das organizações.
Este texto tem como
objetivo auxiliar na elaboração de e-mails
mais efetivos, e consequentemente contribuir para a melhora da organização do
tempo e planejamento de um profissional cuja prioridade seja gerir sua vida
profissional de maneira eficaz.
Por isso, investir em um
modelo de e-mail corporativo eficaz,
com o objetivo de enviar mensagens de maneira profissional e responsável e de
ser uma ferramenta de otimização de tempo, é o primeiro passo para que se
obtenha o máximo de sucesso com este canal de comunicação. Certamente isso
requer a observação de algumas regras básicas, que serão citadas e comentadas a
seguir.
1 ORGANIZAÇÃO DE MENSAGENS
Segundo
Christian Barbosa (2013), “um profissional chega a gastar até três horas lendo,
organizando e respondendo suas mensagens”. Por isso, é recomendado que se estipulem
horários para ler e responder seus e-mails, o ideal é fazer isso a cada uma ou duas
horas, dependendo do fluxo de contatos. Importante é não deixar pendências.
Os e-mails precisam ser respondidos e arquivados por pastas. Para
otimizar o tempo através de uma busca
rápida, o ideal é eleger prioridades e adicionar as pastas mais importantes aos
favoritos. Somente os e-mails que possuem pendências a serem
resolvidas e/ou respondidas devem ser deixados na caixa de entrada. Excluam-se
os e-mails desnecessários.
Também é possível criar
compromissos, agendamentos e gerar tarefas realizando uma sincronização com a
agenda, para que assim possa se resolver pendências dentro do prazo. O fato é
que os programas de e-mails possuem
diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a organização e
otimizar o tempo. São medidas simples que podem resultar em uma melhor
reputação e imagem institucional, fazendo com que o cliente perceba a
organização e a agilidade, imagem de empresa comprometida e estruturada.
2 ESTRUTURA DO E-MAIL
O
endereço de um e-mail pessoal deve
ser claro, objetivo e formal, preferencialmente um nome neutro; não se deve
utilizar apelidos, números e hifens.
Já as empresas, se possível,
deveriam ter um domínio próprio, isso dará mais credibilidade. Também se
recomenda subdividir endereços eletrônicos que levem o nome da empresa de
acordo com setores e departamentos, como por exemplo: vendas@empresa.com.br ou rh@empresa.com.br. Desta
forma, transmite ao cliente uma ideia de organização e preparação para atender
às suas mais diferentes demandas. Da mesma forma que agiliza e facilita a
resolução de problemas e o encaminhamento de assuntos específicos a cada área
de atuação, o que garante maior satisfação dos clientes e confiança de que
terão suas solicitações devidamente tratadas.
O assunto deve ser um título
relevante e condizente com o contexto do e-mail;
é um fator importante que irá gerar a curiosidade e atenção do leitor receptor.
Muitas mensagens são deletadas porque chegam com o título em branco ou
inadequado.
A saudação inicial e final
deve ser redigida com grau de formalidade adequado. Preferencialmente
dirigir-se ao destinatário pelo nome, acompanhado de expressões e/ou títulos
formais como "Prezado Sr. Fulano" ou “Caro Dr. Ricardo”. Para
finalização ou despedida usam-se termos como “Atenciosamente”, “Cordialmente”
ou “Grata(o)”, seguido por uma vírgula. E a assinatura do e-mail, preferencialmente deve ser com nome, cargo e número de
telefones, dados indispensáveis para a continuidade do contato.
Caso seja necessário
enviar documentos anexos ao e-mail,
no corpo da mensagem precisa ser informado o que está sendo enviado, com nomes
e dizeres adequados à linguagem corporativa. É preciso tomar cuidado para que
os anexos não deixem a mensagem pesada, prejudicando o seu recebimento.
Quando for enviar a mesma
mensagem para mais pessoas, torna-se necessário analisar se é necessário que os
destinatários saibam para quem foi enviado, assim como o endereço de e-mail de todos. Se necessário, enviar
para os contatos com cópia oculta (CCO). Da mesma maneira, ao receber um e-mail que foi enviado para diversas
pessoas, ao respondê-lo, cabe analisar cuidadosamente para quem irá a resposta,
se somente ao remetente, ou também para todos os demais.
3 CONTEÚDO DA MENSAGEM
A redação empresarial
caracteriza-se pela impessoalidade, uso padrão culto da linguagem, clareza,
concisão, formalidade. O e-mail, como
integrante da comunicação escrita empresarial, também vai demandar que sua
mensagem seja clara, objetiva, concisa, direta, e que se aborde somente o
essencial. Ainda, deve ser redigido de maneira formal.
São aspectos e cuidados
que facilitarão a compreensão da mensagem e evitarão a perda de tempo tanto do
destinatário como do remetente. Um texto
objetivo e conciso transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. Se
a mensagem for complexa e longa demais, ela poderá ser interpretada da forma
diversa da pretendida, ou nem ser lida pelo receptor, por não ser atrativa.
A mensagem do e-mail não pode conter erros
ortográficos e nem gramáticos. É recomendado o uso de editores de texto que
possuem funções de corretor ortográfico. O uso de vírgulas e pontos pode
modificar toda a interpretação do assunto, assim, é indispensável o seu correto
uso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A redação e a organização de um e-mail corporativo seguem
necessariamente algumas regras. O ideal é se ter um padrão estabelecido
corporativamente para ser utilizado sem melindres no dia-a-dia, poupando tempo.
Boa gramática,
objetividade, organização e disciplina são alguns dos itens necessários para
secretários, assessores e profissionais da administração em geral conseguirem
se organizar para que o e-mail não
lhes tome muito tempo em relação a outras tarefas.
De
forma sucinta, pode-se afirmar que saber gerenciar e redigir corretamente e-mails é uma característica muito
importante e um fator que poderá construir ou denegrir a imagem de um
profissional. Segundo a instrutora de comunicação escrita do Centro de
Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), Vivian Cristina Rio: “escrever
corretamente um e-mail é importante porque, por meio da linguagem,
transmitem-se o conhecimento e a organização de quem redigiu o texto”.
REFERÊNCIAS
Revista Online Exame. Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-regras-para-acertar-ao-escrever-um-email-corporativo
Site Uol. Disponível em http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1191959-confira-5-dicas-para-escrever-e-mail-corporativo-corretamente.shtml
10 Dicas para elaborar um e-mail. Disponível em http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Dicas/6057/10-dicas-para-elaborar-um-e-mail-corporativo.html
BARBOSA, CHRISTIAN. 60
Estratégias para ganhar mais tempo. Editora Sextante. Rio de Janeiro, 2013.
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