Programa 5 S: uma via para a organização pessoal e profissional
Programa
5 S
§ Na indústria, seus principais papéis são: liberar
áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e
localização de recursos disponíveis.
§ Trata-se de uma sigla formada pelas iniciais de
cinco palavras japonesas: SEIRI (Seleção), SEITON
(Ordenação), SEISOH (Limpeza), SEIKETSU
(padronização) e SHITSUKE (disciplina).
§ Os cinco sensos, comumente chamados de 5S, são a
porta de entrada de um Programa de Qualidade Total. Tem um grande efeito sobre
a motivação para a qualidade, visto que seus resultados são rápidos e visíveis.
§ A sua grande virtude é seu grande defeito. Nós a
tornamos seu maior defeito ao pensarmos que o Programa 5S se resume a melhorar
a aparência do local de trabalho ou outro ambiente qualquer.
§ A essência dos 5S é mudar atitudes e comportamento.
§ Sua prática contínua e insistente leva,
inevitavelmente, a uma mudança interior que resultará, ao final, em uma
disposição mental para a prática de um programa onde os resultados são de médio
ou longo prazo, como a Qualidade Total.
§ Uma forma simples de definir é: são atividades que praticadas por todos, com determinação é método, resultarão em um ambiente (casa, local de trabalho, clube ou mesmo cidade) agradável e seguro.
Seiri (utilização, descarte e seleção)
§ É a análise do local de trabalho, onde se deve
verificar quais são os materiais, ferramentas e equipamentos necessários à
execução das atividades.
§ Selecionam-se aqueles que agregam valor ao processo
e que são usados constantemente, colocando-os próximos ao local de operação.
§ Os não-aplicáveis diretamente sobre as operações
são descartados, objetivando eliminar ferramentas, dados e controles
ultrapassados, equipamentos e outros itens desnecessários ao desenvolvimento do
trabalho.
§ Objetiva aumentar a produtividade e eliminar os
desperdícios.
Seiton
(sistematização, ordenação e arrumação)
§ Verifica-se como estão dispostas as ferramentas de
trabalho, devendo colocá-las numa ordem lógica e sequencial, segundo as
operações a realizar.
§ O objetivo é ter “à mão” os elementos que serão
utilizados no processo produtivo (fluxo de trabalho), de tal forma que não se
perca tempo e atrase o atendimento ao cliente ou as fases do processo.
§ Uma boa opção é padronizar os instrumentos
específicos com cores diferenciadas.
Seisoh
(limpeza... é limpeza mesmo)
§ O ambiente de trabalho deve estar permanentemente
limpo e cabe a todos contribuir para a sua manutenção, independente do nível
hierárquico que ocupa.
§ É necessário fazer um trabalho de conscientização,
pois, se houver uma participação coletiva, todos sairão ganhando: os
empregados, com um ambiente saudável e seguro; a empresa, com uma imagem
positiva e maiores lucros; e os clientes, com a qualidade dos produtos e dos
serviços.
§ O conceito de limpeza também compreende a segurança
do trabalho, a utilização correta das máquinas e equipamentos, dentro de suas
especificações técnicas, não causando desgastes desnecessários e, ainda, o
não-uso da matéria-prima e outros materiais, acima de suas reais necessidades,
ou seja, não os desperdiçando.
Seiketsu
(asseio, saúde e higiene)
§ É a preocupação que cada funcionário deve ter com
relação à saúde. São as condições de higiene que a empresa deve oferecer por
meio de planos de saúde ofertados a seus funcionários e dependentes; manutenção
de suas instalações físicas, etc.
§ O asseio de todos irá refletir positivamente no
ambiente de trabalho.
Shitsuke
(autodisciplina, educação e comprometimento)
§ É algo inerente aos bons funcionários e que deve
contagiar os demais. Espera-se que os funcionários estejam comprometidos com os
processos, com as normas, com os clientes internos e externos e sigam os
padrões técnicos estabelecidos pela empresa.
§ Não se deseja funcionários inertes e sem
iniciativa, e, sim, participativos, preocupados com a melhoria contínua, que
dêem sugestões, discutam os assuntos e, tomada uma decisão aderem a ela, como
se sua fosse.
§ Possibilita que haja um mínimo de controle sobre as
atividades destes funcionários, pois acredita-se que eles são elementos
cônscios de suas responsabilidade.
Referência
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