Etiqueta e Comportamento no Trabalho
É cada
vez maior o interesse em se conhecer as regras de conduta, nem sempre ditas e
escritas, que regem o comportamento social e profissional dos membros de uma
sociedade ou organização. Por quê? Pelo fato de serem indispensáveis para a
convivência num mundo que se torna dia-a-dia mais inquietante e ríspido.
O
mundo dos negócios, em particular, está requerendo dos seus componentes uma
postura profissional elegante que lhes assegure êxito pessoal e profissional ao
se relacionar com clientes internos e externos. Ser bem-educado é predicado
cada vez mais valorizado na vida como um todo.
Você,
profissional, está prestando atenção para sua inteligência social? Karl
Albrecht em seu livro Inteligência social
(2006, M .Books
do Brasil Editora) define inteligência social como a habilidade de se
relacionar bem com as outras pessoas e conquistar sua cooperação. Essa
capacidade, para muitos, é um fator determinante para uma carreira de sucesso.
A
vantagem competitiva hoje é representada por atitudes e gestos considerados
essenciais para solidificar a imagem profissional. Alguns exemplos: dizer obrigado(a), pedir por
favor, com licença, saber se apresentar e cumprimentar as pessoas, comportar-se
elegante e corretamente em um almoço de negócios, vestir-se de acordo com a
ocasião e o horário, usar o celular sem ser inconveniente.
Estamos na era dos
relacionamentos, da empresa humanizada. O diferencial de uma organização para
outra não está unicamente na tecnologia que ela tem à sua disposição, mas
também no relacionamento que tiver com seus clientes, fornecedores,
colaboradores. O conhecimento e a
prática correta das regras de etiqueta, ou seja, das boas maneiras e dos bons
costumes, geram benefícios imediatos tanto para o profissional que as pratica
como para a organização da qual faz parte. Facilita o convívio entre as pessoas por meio de comportamento adequado a
cada ocasião e cerimônia. Ajuda a conquistar e manter clientes. Dá ferramentas
para trabalhar em equipe e segurança em ocasiões cerimoniosas. E faz o ambiente
de trabalho ser mais leve.
As
atitudes do “ser” elegante são pautadas na educação, na humildade, na
discrição, no bom senso, na generosidade, no amor e respeito pelas pessoas, na
cortesia, na cordialidade e na hospitalidade. Nós nos preocupamos tanto com
processos e procedimentos administrativos, relatórios gerenciais, não que não
sejam importantes. Muito pelo contrário. Mas o que dizemos sem dizer uma
palavra muitas vezes é o diferencial. Nós afetamos as pessoas com nossa
postura, gestos, olhar, expressões faciais e apresentação pessoal. Da mesma
forma como elas, também, nos afetam por estas mesmas vias.
Para
fazer parte do time dos bem sucedidos, recomendamos prestar atenção e tomar
cuidado especial com alguns pequenos, mas importantes, detalhes que podem
afetar a imagem profissional:
aperto de mão mole ou esmagador;
impontualidade;
participar de fofocas e fomentar a rádio
corredor;
falar de problemas pessoais no trabalho;
apresentação pessoal desleixada;
desrespeitar a privacidade do outro;
repreender uma pessoa em público;
falar em voz alta em ambientes com divisórias;
chamar a pessoa aos gritos;
corrigir a gramática ou a pronúncia de quem
estiver falando;
utilizar gírias e palavrões no vocabulário;
apontar coisas ou pessoas com o dedo;
bocejar, tossir, espirrar, assoar o nariz, sem
discrição;
usar maquiagem pesada e perfume forte;
“cercar” o chefe no corredor, no elevador, no restaurante para resolver
assuntos pendentes.
Considerando
os pontos citados, você se considera uma pessoa elegante?
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