Profissional de secretariado: não espere nem holofotes, nem aplausos...

 

Se alguém me perguntar: Eliane, em algum momento como secretária você ouviu seu chefe dizer: “Na formatura de sábado nosso discurso foi um sucesso. Não sei o que seria de mim se não fosse você.”? Sim. Várias vezes. Quando o diretor recebia elogios por meio de telefonemas, e-mails e cumprimentos pessoais, muito envaidecido, agradecia a todos.

Não vou negar que também eu ficava envaidecida pela minha habilidade de redigir discursos. Eu sabia que indiretamente os elogios também eram para mim. Porém, era uma vaidade contida. Por mais que desejasse vivenciar a sensação de ser aplaudida por um discurso bem feito, tinha plena consciência de que meu lugar, como secretária, era nos bastidores.

Isso, no entanto, não diminuía minha responsabilidade para com a performance de quem estava no palco. Lidava tranquilamente com esta situação, pois, dentre as inúmeras responsabilidades relacionadas na descrição do cargo, estava a elaboração de textos e documentos corporativos nas línguas portuguesa e inglesa. Utilizava os conhecimentos da língua alemã primordialmente na conversação.

Como viver é recordar, lembro-me que um dia o advogado da empresa telefonou da Europa para conversar sobre a reformulação de um contrato redigido em inglês. Diante da impossibilidade de conversar com o diretor, que não estava, o advogado me disse:

Vamos e venhamos. A importância das atividades desenvolvidas por uma assessoria executiva competente e qualificada não é novidade para os protagonistas do cenário corporativo. O segredo está na convivência harmoniosa entre os membros do grupo de trabalho, com cada qual respeitando a si e aos outros; expondo e desenvolvendo ideias para o sucesso de todos.

Anos mais tarde, tive o privilégio de fazer meu primeiro discurso e viver a tão sonhada experiência de ser aplaudida por mais de cinco centenas de pessoas. Foi como paraninfa de uma turma do curso de Secretariado Executivo da Universidade. Detalhe: eu mesma redigi meu discurso, afinal de contas sou profissional do secretariado.

 

Fonte: WAMSER, Eliane. A secretária que faz... Blumenau: Nova Letra, 2010.

Comentários