Apoio à tomada de decisão

A forma como uma empresa está organizada é um grande diferencial em um mundo onde o volume de informações tem aumentado significativamente. Empresas que tomam decisões de maneira adequada conseguem gerar bons resultados e se diferem no mercado competitivo.

Dentro deste contexto, é necessário um gerenciamento destas informações para o apoio à tomada de decisões. Foi com base nessa necessidade que desenvolvi meu trabalho de conclusão do curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

Meu trabalho de conclusão foi desenvolvido e aplicado em uma empresa de cursos de capacitação, sob orientação do prof. Dr. Oscar Dalfovo e da prof.ª Ms. Eliane Wamser.

A empresa em que o trabalho foi desenvolvido, não sendo diferente das demais, vinha enfrentando dificuldades na tomada de decisão. As decisões eram tomadas sem informação ou por intermédio de relatórios confusos. Os diretores precisavam de informações específicas para tomada de decisão e não tinham acesso a essas informações.

Com frequência as organizações enfrentam problemas com o processo decisório. Os problemas geralmente são amplos e complexos, envolvendo riscos e incertezas. Muitas vezes a tomada de decisão necessita da opinião de muitas pessoas, avaliando todas as alternativas possíveis para chegar na melhor decisão.

Assim, foi implementado na empresa ferramentas de apoio à tomada de decisão, o que facilitou o planejamento, o controle, a coordenação e a análise para o processo decisório.

No período que o estágio foi desenvolvido, a empresa tinha 12 (doze) cursos em andamento e precisava de uma avaliação mensal do saldo financeiro destes cursos. Através do relatório de receitas e despesas, gerado por meio de um sistema de informação que a empresa tinha, foi possível avaliar cada item individualmente.

O sistema utilizado não disponibilizava as informações graficamente. Então, para melhor avaliar a situação de cada curso, foi necessário que estas informações fossem apresentadas graficamente. Dessa forma foi possível visualizar a elevação ou declínio do saldo financeiro dos cursos mensalmente, tornando-se uma ferramenta essencial para o apoio à tomada de decisão.

A implementação do apoio à tomada de decisões apresentou resultados significativos para a organização. A partir dessas mudanças a empresa pode tomar decisões baseadas em informações confiáveis.

Tomar decisões é um dos aspectos mais importantes dentro do dia a dia das organizações. Decisões mal tomadas (sem informações, conhecimento e competência adequados), podem arruinar uma empresa. Por este motivo, é necessária a participação de pessoas competentes no processo decisório.

O profissional de secretariado executivo atua como ferramenta essencial para o processo de tomada de decisão. O perfil do profissional secretário acompanha as mudanças da crescente competitividade empresarial, exigindo uma postura aberta para essas mudanças e uma atitude empreendedora apta a prestar assessoria das mais variadas formas.
(Jaqueline da Costa)

REFERENCIAS

DALFOVO, Oscar. Sistemas de Informação. Blumenau: Acadêmica, 2004.
DALFOVO, Oscar; AMORIM, Sammy Newton. Quem tem informação é mais competitivo. Blumenau: Acadêmica, 2000.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Tomada de decisão. Rio de Janeiro : Campus,2001.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas de Informações Gerenciais Estratégicas, Táticas e Operacionais. São Paulo: Atlas, 1992.
SHIMIZU, Tamio. Decisão nas organizações: introdução aos problemas de decisão encontrados nas organizações e nos sistemas de apoio a decisão. São Paulo : Atlas, 2001.


A autora, Jaqueline da Costa, é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Regional de Blumenau (SC)

Comentários

  1. Você poderia me indicar um artigo onde o autor aborda o assunto acima? Por favor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário