Posso lhe servir um café?


O café que ela prepara é uma delícia! Estou-me referindo à copeira de uma empresa a quem chamarei de Dona Tereza, que me pediu orientação de como servir café para as visitas que o diretor recebe. Disse ter conhecimento da regra básica: as bebidas sempre são servidas pelo lado direito do visitante, seja café ou água. E se esforça para, na medida do possível, segui-la. No entanto, se vê em uma saia justa ao ter de servir o café em lugares onde não há espaço no ambiente para se posicionar ao lado direito de cada visitante sentado para servir o café.

A partir deste questionamento, listei algumas dicas para Dona Tereza observar e assim lhe dar mais tranquilidade ao fazer seu trabalho e demonstrar cordialidade e hospitalidade ao servir.
· Servir as bebidas, sempre que possível, pelo lado direito do visitante, seja água, café ou chá.
· Trazer o café já servido nas xícaras de acordo com a preferência de cada um, com a garantia de que não esfriará. Assim, não haverá necessidade de apoiar a bandeja em algum móvel e sim segurá-la com firmeza e equilíbrio com a mão esquerda, pegar a xícara com sua mão direita e servir o visitante.
· O visitante é o primeiro a ser servido; depois as pessoas da empresa anfitriã.
· Se o lugar da reunião for distante da copa, o ideal é trazer na bandeja as xícaras com pires e colherinhas, o açucareiro e o adoçante, o bule/térmica com o café. Neste caso, recomenda-se colocar a bandeja em cima de um aparador, preferencialmente fora da mesa onde se encontram as pessoas reunidas, para servir o café de acordo com a preferência de cada um.
· Para tornar o ambiente da reunião menos formal, pode-se instruir a copeira para deixar a bandeja com as xícaras, o açucareiro, o adoçante e a térmica com o café no centro da mesa, para que cada um se sirva. O ideal é que, na sala de reuniões, tenha um móvel/aparador ao lado da mesa onde acontece a reunião para colocar o café, o açúcar, o adoçante, alguns biscoitos, bombons, água e copos, ou chá, dependendo do estilo de hospitalidade da empresa. Cada visitante se serve a partir do convite do anfitrião da empresa, que os deixa à vontade para que se sirvam sempre que assim o preferirem. Este tipo de organização também é recomendado para pequenos espaços, que não permitem à copeira se aproximar de cada visitante e servi-los conforme a regra, pelo lado direito.

Bem, posso afirmar que Dona Tereza passou a aplicar algumas destas dicas, o que lhe trouxe mais confiança ao realizar seu trabalho.

Comentários

  1. Gostaria de saber se é correto a secretária servir o café. Deve-se servir sempre café e a água ?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gostaria de saber se há alguma contra-indicação, servir á água no copo descartável?
    Obrigada.

    Rosana Cascaes

    ResponderExcluir
  3. É perfeitamente natural uma secretária servir cafés e àguas, pois muitas vezes não existe copeira para o fazer. Eu sempre o fiz e nunca tive nenhum problema com isso, a profissão de secretária é isso mesmo, adaptarmo-nos às necessidades da nossa empresa e chefias. No entanto sofro do mesmo problema de falta de espaço, não é nada fácil!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu artigo. Trouxe muita informação útil. No entanto, queria perguntar-lhe como se coloca o copo na mesa. à direita e com um pratinho por baixo? ao servir o café pergunta-se antes se deseja açúcar/adoçante? claro que antes de se iniciar a reunião. Mas se for a meio da reunião? Tenho optado pelo informal, isto é o tabuleiro fica junto do Director e depois o mesmo procede à distribuição do café (nunca mais de 2 pessoas claro e quando a reunião já vai a meio - a única situação). Obrigada Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem gostei mais eu queria saber como uma pessoa timida deve deixar a timidez de lado?
      porque , tipo eu to la com o serviço de levar cafezinhos para 6 pessoas o que e devo fazer se eu sou timida???
      <3

      Excluir
    2. Grande problema para o desenvolvimento pessoal é a timidez. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, timidez não é qualidade e sim defeito. Eu mesma venci a timidez ao casar-me com um homem extrovertido que trabalhou no ramo de vendas. Aproximar-se de pessoas bem desenvolvidas e procurar conhecimento ajuda. http://www.escolapsicologia.com/como-superar-a-timidez/

      Excluir
  5. anônimo são paulo.29 01 2012
    trabalhei. numa empresa importadora.durante.11.anos
    sempre fiz tudo. de um modo geral.mas especificamente.copeira.oque e a minha profisão.
    agora estou. indo para uma empresa. grande. exatamente. exercer esta profisão. por esta empresa ser maior e refinada me sinto meio enssegura. como devo agir.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber como servir chá.

    ResponderExcluir
  7. após eu servir quanto temppo eu devo voltar a servir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou voce espera alguem ligar pra voce ou vai apos 30 minutos ou 1 hora

      Excluir
  8. seria bastante interessante se alguem respondesse.. poxa são muitas duvidas ;(

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se começo a servir o visitante se for mulher primeiro.

    ResponderExcluir
  10. - Em caso do visitante na empresa aceitar água e também café, devo servir a água primeiro e em seguida o café?
    - Caso não perguntar a preferência entre açúcar e adoçante, devo colocar as duas opções e deixar a escolha dele(a)?

    ResponderExcluir
  11. uma dúvida... ao servir á água eu coloco um fundo de copo na mesa ou um guardanapo embaixo do copo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber quando se tem só uma bandeja e você precisa servir água e depois o café, o certo é retirar depois de um tempo ou so quando terminar a reunião?

    ResponderExcluir
  13. Adorei as perguntas e respostas me ajudaram muito obg

    ResponderExcluir
  14. Porque ninguém responde.... complicado

    ResponderExcluir

Postar um comentário