Ações para a fidelização de clientes
“Proporcionar
melhorias no âmbito de trabalho sempre é um passo importante que demonstra
envolvimento nas propostas e metas da empresa. Porém, mais importante que
alcançar metas é, além de alcançá-las, satisfazer o cliente e criar um vínculo
de modo que ele seja um parceiro contínuo dessa busca pelo alcance de metas.” Esta afirmação foi feita por Fernanda,
bacharel em secretariado executivo, que trabalha em um laboratório que oferece
serviços técnicos especializados em análises de efluentes, ao propor à
diretoria o desenvolvimento de um projeto de excelência no atendimento e
fidelização dos clientes do laboratório.
A sua proposta tem o objetivo de possibilitar
ao cliente conhecer o prestador de serviços e o processo de realização das
atividades laboratoriais, permitindo-lhe expor suas ideias e necessidades
quanto ao negócio.
O laboratório possui um contato básico
com o cliente, o que pode dar margem para este optar por outros serviços que
aparentemente lhe ofereçam mais vantagens, principalmente, financeiras. Para
não correr este risco, a organização precisa de mecanismos para fidelizar os
clientes, proporcionando-lhes um serviço de excelência, que visa levar soluções
às problemáticas, clareza e precisão nas informações, e criar um vínculo de
satisfação.
Frente a este contexto, Fernanda
elaborou o projeto, de forma simplificada em 5 (cinco) páginas, composto de:
introdução, justificativa, objetivos (geral e específicos), plano de ação,
embasamento teórico para defender a importância de se fidelizar clientes.
Utilizou-se de slides para
apresentá-lo ao diretor e ao gerente. Ambos demonstraram interesse, apoio e participação ativa nas
ações previstas.
Estratégia
“one to one”: visita aos clientes
Antes de partir para a prática,
Fernanda fez algumas leituras dirigidas para se fundamentar teoricamente em
autores como: Greg Clarke, Dennis L. Duffy, Rubens Marchioni, Ronald Swift que
tratam da fidelização de clientes.
Assim, compreendeu que marketing one-to-one
é um conceito teórico que propõe uma postura de comunicação como se
estivéssemos falando com cada cliente individualmente. Além de um conceito é
também um meio de atingir um fim: a fidelização de clientes.
Apoiou-se nas palavras de Marchioni para
dar mais veracidade aos entendimentos que tinha sobre o contexto da
fidelização, quando o autor afirma que “identificar os clientes, aprender mais
sobre aqueles que movimentam seu negócio, individualizar as mensagens que eles
deverão receber, aprofundar a lealdade com cada um deles: aí está uma pequena
tábua da lei, proposta de sintetizar os pontos considerados essenciais à vida
de empresas de todos os tamanhos”.
Assim, devido ao razoável número de
clientes cadastrados do laboratório, estabeleceu critérios, que levaram à seleção de 20 (vinte) empresas de diferentes segmentos e
níveis de contato. Fernanda fez os contatos para agendar o dia e a hora das
visitas por correio eletrônico.
As visitas aconteceram com toda
tranquilidade para a satisfação da mentora do projeto. A maioria dos clientes
considerou a iniciativa da visita muito positiva, por ser uma maneira de abrir
caminhos para a comunicação eficaz e exposição de ideias.
Os dados e informações das visitas foram
registrados e serão levados em consideração para possíveis ações de melhoria do laboratório.
Um
workshop para aproximar o cliente do
Laboratório
“Como toda a estratégia
de fidelização”, nas palavras de Fernanda, “o nosso projeto não poderia deixar de proporcionar ao cliente uma
oportunidade de conhecer o prestador de serviços”. Realizar um workshop – uma ação que enriqueceria
ainda mais o objetivo inicial de estabelecer o contato por intermédio das
visitas. Acreditava que, mais que criar um elo de confiança ao conhecer o
ambiente e os projetos que o laboratório está desenvolvendo, pode gerar uma
excelente oportunidade rumo à fidelização.
Para a organização do workshop, Fernanda contou com seus
conhecimentos de gestão de eventos, cerimonial e protocolo. Elaborou o check-list
para que tudo estivesse de acordo no dia. A programação (cerimonial de
abertura, apresentação do laboratório, seguido de duas palestras sobre
qualidade laboratorial e coquetel de confraternização) foi definida em conjunto
com a equipe de trabalho. Compareceram representantes de
35 empresas.
O
empenho e desempenho de Fernanda
As duas ações de aproximação com os
clientes redimensionaram tarefas e sistemáticas de trabalho. Resultaram na
inclusão do projeto no plano estratégico da instituição para o ano seguinte.
Fernanda
foi bem sucedida neste seu empreendimento por duas razões: primeira, porque sistematizou
sua ideia em forma de projeto. E ao acreditar na proposição de melhorias no
âmbito do trabalho demonstrou envolvimento com as propostas e metas da empresa.
A segunda razão está no fato dela ter pautado suas ações em atitudes como:
comprometimento, proatividade, discernimento, ponderação, flexibilidade e
profissionalismo
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