Mais uma etapa da organização de um evento
Pré-evento
Etapa do planejamento. Etapa das mais
importantes porque envolve todas as etapas de preparação e desenvolvimento do
evento.
Nesta etapa, segundo Marlene Matias
(2007), são definidos e realizados: serviços iniciais, serviços de secretaria,
elaboração e detalhamento do projeto.
SERVIÇOS INICIAIS
a)
Identificação dos patrocinadores,
apoiadores...
b) Levantamento de nomes e confirmação de
palestrantes, conferencistas, convidados, autoridades, ...
c)
Definição de responsabilidades de
profissionais e prestadores de serviços;
d)
Definição da gestão de receitas e despesas.
SERVIÇOS DE
SECRETARIA
a)
Preparação e expedição de correspondências
para empresas, entidades, pessoas que possam de alguma forma colaborar com a
realização do evento;
b) Orçamento e confecção de material
administrativo (papel carta, envelopes, impressos....;
c)
Controle e arquivo da correspondência
recebida e expedida;
d)
Organização da mailing list para envio
de circulares, informativos, folders
para o público-alvo;
e)
Recebimento e confirmação de inscrições e
adesões;
f)
Elaboração e execução do cronograma de
trabalho;
g)
Identificação, seleção e contratação de
prestadores de serviços.
PROJETO DO EVENTO
O projeto de um
evento deve, basicamente, contemplar o seguinte roteiro:
a)
Título (nome do evento)
b)
Entidade e/ou empresa promotora
c)
Entidade e/ou empresa organizadora
d)
Cidade-sede
e)
Local do evento
f)
Tema do evento
g)
Objetivos: geral e específicos
h)
Justificativa de sua relevância
i)
Público-alvo e número previsto de
participantes
j)
Descrição do evento
k)
Período de realização e horário
l)
Inscrições e informações
m) Taxa de
inscrição
n)
Recursos necessários: recursos humanos;
materiais/administrativos, estratégias de comunicação, divulgação e marketing;
recursos audiovisuais e equipamentos
o)
Instalações
p)
Serviços: transporte, hospedagem,
alimentação, sonorização, decoração...)
q)
Previsão orçamentária: receitas, despesas
r)
Cronograma básico
s)
Considerações gerais
MODELO DE
CRONOGRAMA PARA EVENTOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Evento:
Local:
Data: Horário:
Responsável:
Discriminação
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Área/setor
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Responsável
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Situação
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Reserva
do local
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Reunião
para constituição da comissão organizadora
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Distribuição
das atividades para as comissões
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Definir
tema e programação
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Contratar
prestadores de serviços
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Criação
do material de divulgação
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Buscar
patrocínio e apoio
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Definição
do material de divulgação
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Contratação
de gráfica
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Listagem
de convidados e palestrantes
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Enviar
carta convite para autoridades, palestrantes...
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Reserva
equipamentos....
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Divulgação
na mídia
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Contratar
e treinar recepcionistas
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Montar
as pastas
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Definir
mestre de cerimônia
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Elaborar
cartas de agradecimento
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Reunião
e relatório de avaliação do evento
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Lembro que o roteiro do projeto e o modelo de cronograma necessitam ser adaptados à especificidade do evento e ao jeito de se organizar da equipe que tem a responsabilidade de fazê-lo acontecer dentro de um rigor de qualidade 107%.
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