E-mail corporativo: estrutura
O endereço de um e-mail deve ser claro, objetivo
e formal, preferencialmente um nome neutro; não se deve utilizar apelidos,
números e hifens.
O
assunto deve ser um título relevante
e condizente com o contexto do e-mail;
é um fator importante que irá gerar a curiosidade e atenção do leitor receptor.
Muitas mensagens são deletadas porque chegam com o título em branco ou
inadequado.
A
saudação inicial e final deve ser
redigida com grau de formalidade adequado. Preferencialmente dirigir-se ao destinatário
pelo nome, acompanhado de expressões e/ou títulos formais como "Prezado
Sr. Fulano" ou “Caro Dr. Ricardo”.
Para finalização ou despedida usam-se termos como
“Atenciosamente”, “Cordialmente” ou “Grata(o)”, seguido por uma vírgula.
E a
assinatura do e-mail, preferencialmente
deve ser com nome, cargo e número de telefones, dados indispensáveis para a
continuidade do contato.
Caso
seja necessário enviar documentos anexos
ao e-mail, no corpo da mensagem precisa
ser informado o que está sendo enviado, com nomes e dizeres adequados à
linguagem corporativa. É preciso tomar cuidado para que os anexos não deixem a
mensagem pesada, prejudicando o seu recebimento.
Quando
for enviar a mesma mensagem para mais pessoas, torna-se necessário analisar se
é necessário que os destinatários saibam para quem foi enviado, assim como o
endereço de e-mail de todos. Se
necessário, enviar para os contatos com cópia
oculta (CCO).
Da mesma maneira, ao receber um e-mail que foi enviado para diversas pessoas, ao respondê-lo, cabe
analisar cuidadosamente para quem irá a resposta, se somente ao remetente, ou também
para todos os demais.
Comentários
Postar um comentário