O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EM EMPRESAS DE TI
A função primordial de um profissional de
secretariado é assessorar dirigentes e/ou equipes de profissionais, na gestão e
execução de funções técnicas e gerenciais. Caracteriza-se por planejamento,
desenvolvimento, avaliação, controle, supervisão e coordenação de atividades,
qualificadas e finalísticas, para a consecução de objetivos e metas
corporativas.
O profissional do secretariado em empresas de
TI é o organizador e o harmonizador do ambiente de trabalho, o que compreende o
gerenciamento da informação, de relacionamentos, de processos e procedimentos
administrativos.
É o fornecedor de subsídios para a tomada de decisões
e para isso precisa conhecer toda a dinâmica dos projetos e desafios com os
quais a empresa e sua equipe estão comprometidas. Requer pensar junto com eles
ou até mesmo antes. Envolve a capacidade de analisar dados e informações,
intervir, identificar e solucionar problemas. Agilidade de raciocínio,
criatividade, iniciativa, autonomia e qualidades comportamentais são requisitos
básicos para um desempenho eficaz.
A organização sempre foi a sua melhor aliada.
Qualquer perda de minutos na procura de algum documento ou número de telefone
significa perda de tempo precioso e gera estresse, que por sua vez prejudica a
harmonia do ambiente de trabalho. Um profissional organizado:
· sabe
onde buscar as informações e encontrá-las na hora em que se precisa;
· sabe
quais compromissos e atividades são importantes e/ou urgentes e dá as devidas
prioridades;
· lembra
seu dirigente, com antecedência, dos compromissos assumidos para que ele possa
também se organizar;
· mantém
arquivos, agenda e o próprio escritório em ordem e exclui materiais e papéis
desnecessários; faz com que o ambiente de trabalho seja o mais funcional
possível e proporcione agilidade na hora em que forem solicitados;
· administra
o tempo, respeitando os horários para os quais se planejou realizar a tarefa;
· usa
o “caderno da secretária” para registrar as inúmeras solicitações e
providências que lhe são solicitadas e devem ser tomadas no dia;
· adota
o sistema follow-up para fazer a
cobrança sistemática de respostas e soluções de assuntos pendentes ou que
aguardam providências;
· abre
os e-mails de acordo com o grau de
importância, observando o assunto e remetente;
· ao
escrever um e-mail, usa linguagem
objetiva e clara, com certa formalidade. Evita gírias e abreviações;
· é
disciplinado e pró-ativo.
Ser organizado é, antes de tudo, fazer uma seleção
de prioridades e segui-las, sempre cumprindo horários. Ter em mente o
discernimento de qual tarefa pode ficar para mais tarde. E saber otimizar o
tempo dos dirigentes que assessora.
A organização relaciona-se muito bem com
responsabilidade, tendo em vista que uma pessoa organizada, de forma alguma,
poderá ser irresponsável. A organização é a base do equilíbrio tanto no campo
profissional e pessoal de quem assessora.
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