Secretariar e assessorar é otimizar o tempo
Tempo, tempo.... como otimizá-lo?
Em geral, nunca se tem tempo para fazer o que é preciso, não é mesmo? Estamos trabalhando cada vez mais presencial e virtualmente, fazendo com que, às vezes, o tempo pareça curto.
O atendimento ou
entrevista sem horário, os atendimentos interrompidos, o atendimento telefônico
de forma errada, o atendimento à equipe e as reuniões online ou presenciais não
programadas ainda se constituem desperdiçadores de tempo no mundo corporativo.
A função de quem assessora
é otimizar o tempo de dirigentes, de forma que seja bem administrado, não só
planejando a distribuição de horários para entrevistas, reuniões e outros
compromissos, mas também solucionando problemas que possam ser resolvidos por
você que assessora.
Para ser eficaz e
atingir seus objetivos do modo desejado ou até mesmo superar suas próprias
expectativas, você precisa programar seu tempo começando pela eliminação dos
supérfluos. Ops, verdade, isso você já está cansado e cansada de saber de tanto
ouvir os especialistas orientarem a esse respeito.
Concordo!! Pode ser
assunto repetitivo. Mas, acredite, nunca é demais revisitar dicas simples e
eficientes de gestão do tempo de quem assessora. Vai por mim! Eu mesma me dou
conta por vezes que peco ao gerenciar atividades rotineiras e patinar ao procrastinar,
ou seja, deixar para outro dia, deixar para mais tarde. Quem sabe mês que
vem....
Vamos lá! Confira as dicas
de gestão de tempo que eu considero essenciais:
§ Esteja
completamente inteirada das atividades da instituição. Quanto mais detalhes você
souber acerca do assunto de que vai tratar e sobre qual deverá tomar alguma
providência, mais visão terá sobre a situação. Permitirá analisá-la de várias
perspectivas e ângulos.
§ Para
administrar o tempo, antes de tudo, identifique, organize e programe o seu dia
de trabalho com a Lista de Coisas a Fazer (1° alta prioridade e depois as
demais). Faça uma lista de tarefas, projetos e obrigações.
§ Aproveite
os momentos de energia e entusiasmo para ampliar o poder de concentração.
§ Solucione
os problemas antes de se tornarem problemas.
§ Cumpra
os prazos consensados (inicie um projeto assim que for incumbido de fazê-lo).
§ Saiba
recusar um pedido quando não for importante.
§ Apresente
ao dirigente apenas os problemas sobre os quais não tem competência delegada.
§ Quando
delegada a tarefa, estabeleça prazo para o término.
§ Anote
e arquive as instruções recebidas do dirigente e da equipe com quem trabalha.
Use a ferramenta com a qual você tiver mais afinidade. Seja um caderno; seja
uma ferramenta online a exemplo do Trello para gerenciar atividades e tarefas.
Enfim, há uma infinidade de ferramentas no mercado com essa finalidade.
Organização e
dinamismo caminham lado a lado. Sempre
foram os melhores aliados de quem assessora, pois permite-lhe ser prático e
ágil ao avaliar o próximo passo. #ficaadica
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