Secretário Executivo: como você lida com a sua proatividade?
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O fato de estar
diretamente envolvido com a execução e o gerenciamento de determinados
processos e procedimentos administrativos faz com que o assessor tenha
condições de visualizar e propor mecanismos para a racionalização e
simplificação do fluxo de determinada atividade. Isso permite que o assessor
otimize o tempo para gerenciar mais atentamente o relacionamento com clientes
internos e externos.
Muitas vezes, este
relacionamento é prejudicado pela ausência de racionalização de procedimentos
administrativos. Muitos secretários não buscam caminhos para aperfeiçoar as
ferramentas voltadas à otimização do processo decisório porque estão
sobrecarregados com o excesso de tarefas operacionais, repetitivas e, até
mesmo, desnecessárias.
Ajude a repensar as
mudanças! Envolva-se em comissões que elaboram procedimentos administrativos! O
assessor que chama para si a responsabilidade de pensar e gerenciar os
processos administrativos está cumprindo seu verdadeiro papel de secretário
analista simbólico, conforme definido por Robert Reich.
A função de gestor de
processos e procedimentos administrativos requer:
¨
visão sistêmica sobre toda a empresa;
¨
compreensão do negócio;
¨
conhecimento das estratégias e
políticas da empresa;
¨
facilidade de se relacionar e integrar
com os colegas de trabalho independentemente da posição hierárquica;
¨
atitude investigativa contínua;
¨
paciência, tolerância e perseverança;
¨
compreensão ampla e percepção acurada;
¨
modéstia equilibrada, que permita
“vender o peixe”.
Em
outras palavras, quanto mais você conhecer a empresa em que trabalha, seu
negócio, suas normas e procedimentos; mais dinamismo imprimirá ao seu trabalho,
maior será a probabilidade de criar situações e oportunidades para argumentar,
opinar, participar e sugerir mudanças.
O papel de quem
assessora pode ser modificado a partir da mudança na postura profissional.
Comece por ampliar sua atuação na área específica. Se você está assessorando o
Diretor de Logística, aprenda tudo o que puder sobre o assunto. Se você é
secretária do Diretor de Gestão de Pessoas, faça um curso de especialização em
Recursos Humanos. Se você é secretária em uma clínica, participe de um curso
sobre administração hospitalar. E assim por diante.
Agregue valor e
responsabilidades ao cargo! Pense estrategicamente! Seja inovador! Ajude a
organizar comitês voltados à sustentabilidade e à responsabilidade social.
Integre grupos de trabalho. Envolva-se em atividades que estão em sincronia com
os objetivos corporativos. A sua proatividade corroborará para a gradativa
mudança na visão ultrapassada que alguns grupos conservadores mantêm da
secretária. Passe da reivindicação verbal para a ação concreta.
Agora pare e pense:
com quais processos e procedimentos administrativos e secretariais você está
diretamente envolvido? É possível racionalizá-los? Tenha iniciativa e
discernimento para questionar! Pense em algo que você poderia mudar ou fazer
melhor uma vez por semana. Está esperando o que para colocar em prática?
Fonte: WAMSER,
Eliane. A secretária que faz... Blumenau: Nova Letra, 2010.
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