Ética no exercício profissional




Ética se refere à teoria ou aos estudos sistemáticos sobre a prática moral. Desta forma, pode se afirmar que ética é o conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. 

Faz com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício de sua profissão. Objetiva a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce a profissão.  

Um profissional competente e ético, indiferente da área em que atua, observa as normas administrativas da organização e presta contas de acordo com a relação hierárquica vigente na organização. 

Utilizar informações e influências obtidas para conseguir vantagens pessoais e fomentar a discórdia são consideradas faltas contra a dignidade do trabalho. 

A discrição no exercício da profissão e honestidade no trabalho é um dos muitos princípios que os Códigos de Ética Profissional trazem em seu texto. Acrescente-se a isso o desenvolvimento do senso de responsabilidade e o tratamento com paciência e compreensão a todas as pessoas com as quais se relaciona no ambiente de trabalho. 

O conhecimento e a prática correta das normas que regem o comportamento no mundo do trabalho geram benefícios tanto para o profissional que as pratica como para a organização do qual faz parte. Portanto, um profissional competente e ético atende as pessoas com simpatia, atenção e cordialidade; não julgando-as pela sua aparência, e nem dando prioridade no atendimento para pessoas segundo o cargo que ocupam.



Comentários