Eventos corporativos: como supervisionar e coordenar sua organização
O
conhecimento e a prática correta dos aspectos que envolvem o planejamento, a organização
e a supervisão de eventos nas esferas pública e privada, geram benefícios
imediatos tanto para o profissional como para a instituição do qual faz parte.
Possibilitam um saber agir com mais confiança, simplicidade e naturalidade
diante de situações inusitadas, além de melhorarem o relacionamento com órgãos
internos e externos, refletindo de maneira positiva em todas as áreas.
Elaborei alguns textos com o
objetivo de apresentar conceitos, técnicas e procedimentos que compõem o
planejamento, a organização e a supervisão de eventos por parte da secretaria e
assessoria executiva. São aspectos que precisam ser observados na gestão de um
evento, indiferente de seu porte.
Para
a elaboração do presente material, além de nossa experiência prática e estudos,
tomamos como referências básicas determinadas técnicas e procedimentos adotados
no planejamento e na supervisão de eventos a partir de estudos de autores
especialistas na área como: Cesca (1997), Luz (2005), Matias (2007), Meirelles (2002). Esses autores
e outros, com muita propriedade, sistematizam e explicitam técnicas,
procedimentos, rituais e normas condizentes com o planejamento e a organização
de eventos em todos os seus elementos.
As obras estão citadas a seguir com o convite para a sua leitura sempre que existir a vontade, ou a necessidade, de saber mais sobre o tema.
CESCA, Cleuza G.
Gimenes. Organização de eventos:
manual para planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997.
LUZ, Olenka Ramalho
Luz. Cerimonial e Protocolo e Etiqueta: Introdução
ao Cerimonial do Mercolsul: Argentina e Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.MARTIN,
Vanessa. Manual prático de eventos. São
Paulo: Atlas, 2003.
MATIAS, Marlene. Organização de
eventos: procedimentos e técnicas. 4.ed. Barueri/SP: Manole, 2007.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Protocolo
e cerimonial: normas, ritos e pompa. 2.ed. São Paulo: STS Ed., 2002.
MIRANDA, Luiza. Negócios & festas – cerimonial e
etiqueta
NUNES, Marina Martinez. Cerimonial para executivos: um guia para execução e supervisão de eventos empresariais. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996.
Eventos: conceituação
A palavra evento, sem que se busque uma definição mais apurada no dicionário
ou junto a especialistas, num primeiro momento ao pronunciá-la já sentimos
intrinsecamente um certo movimento, algo dinâmico. E é de fato o que
caracteriza um evento: dinamismo, movimento, ação.
Os eventos estão presentes em toda a
economia, em todas as classes sociais, religiões, raças e credos, afirma a
autora Vanessa Martin (2003). Com data e local definidos e divulgados, com
objetivos claros quanto a sua natureza, um evento congrega formal e solenemente
pessoas ou entidades. Segundo a autora, evento é a soma de ações previamente
planejadas com o objetivo de alcançar resultados pré-definidos junto ao seu
público alvo.
Para Marlene Matias (2007, p. 81),
evento significa:
Ø ação
do profissional mediante pesquisa, planejamento, organização, coordenação,
controle e implantação de um projeto, visando atingir seu público-alvo com
medidas concretas e resultados projetados;
Ø conjunto
de atividades profissionais desenvolvidas com o objetivo de alcançar o seu
público-alvo pelo lançamento de produtos, apresentação de uma pessoa, empresa
ou entidade, visando estabelecer o seu conceito ou recuperar a sua imagem;
Ø realização
de um ato comemorativo, com finalidade
mercadológica ou não, visando apresentar, conquistar ou recuperar o seu
público-alvo;
Ø soma
de ações previamente planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos
perante seu público-alvo.
Evento é a implantação de um projeto com o intuito de atingir o público-alvo com resultados concretos. É um fato que desperta a curiosidade e a atenção de um público-alvo, podendo ser formal ou informal, dependendo do objetivo.
Um evento é algo que acontece.
Alguém tem que fazer com que aconteça. Os eventos bem-sucedidos só acontecem
por meio da ação de pessoas ou equipes que o realizam. A atenção aos mínimos
detalhes é fundamental e faz a diferença, não importando o porte do evento,
grande ou pequeno. Dependendo da estrutura organizacional, essa tarefa cabe ao
profissional que atua na secretaria e assessoria executiva.
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