Gestão do tempo na assessoria executiva (parte 2)



Na segunda etapa da disciplina de Tempo, Organização e Planejamento,  no curso de pós-graduação em Assessoria Executiva Empresarial, da Universidade  Regional de Blumenau, tratamos de questões que envolvem a gestão do tempo, sempre norteando as discussões e as reflexões a partir do questionamento:
O que implica na gestão do tempo de quem atua na assessoria executiva?
 

TEMPO, TEMPO, TEMPO......
Com certeza, para nenhum de nós, este é um assunto novo. Muito pelo contrário. Quantas vezes já participamos de cursos sobre esta temática? Quantos livros lemos com o intuito de diminuir o estresse que nos causa o constante “apagar de incêndios”? E a angústia de terminarmos mais uma semana com a lista de pendências maior que na semana anterior?
Haja tempo para tudo e todos!!
O que é o TEMPO? Para Peter Drucker, “O tempo é o recurso mais escasso. Se ele não for administrado, nada pode ser administrado.”
Mário Quintana, poeta e jornalista brasileiro (1906-1994), trata do tempo através do seu poema:
O Tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o
relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A
única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Baseado em Christian Barbosa, em seu livro Você, dona do seu tempo (Editora Gente), agora, a palavra é sua!!
a)   Quanto tempo tem dedicado às pessoas mais importantes de sua vida?
b)   O que é que está fazendo pelo seu maior sonho?
c)   De quanto tempo dispõe para você mesmo ou para fazer as coisas de que realmente gosta?
d)   Como está empregando seu tempo no trabalho? E na vida?
e)   Você é um profissional estressado? (Infelizmente, o estresse virou moda.)
f)    Valeu a pena tudo o que fez até agora?
 

Quem gerencia seu tempo dá sentido ao seu tempo para realizar seus sonhos.

Pare e pense um pouco a respeito de sua rotina pessoal e profissional.
I.      Que hábitos influenciam na demanda e distribuição do seu tempo?
O que gostamos ou o que não gostamos?
O que é mais rápido ou o que é mais lento?
O que é mais fácil ou o que é mais difícil?
O que é urgente ou o que é importante?
O que os outros nos impõem ou o que escolhemos fazer?
O que sabemos fazer ou o que é novo? 

II.     O que atrapalha a otimização de seu tempo?
III.   Qual é a atividade que mais otimiza seu tempo?
IV.   E em qual atividade você mais desperdiça seu tempo?
 
 

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