Hábitos X Tempo
Este ano completo 10 anos na WEG. Em 2005
comecei como Secretária de Departamento na Divisão Internacional assessorando
dois Gerentes e dois Chefes. Em 2008 acrescentaram mais três chefes. Em 2010
fui promovida para Secretária da Diretoria de Finanças e Relações com
Investidores, para assessorar o Diretor, três Gerentes e quatro Chefes. Em 2014
fui promovida para Secretária da Diretoria de Controladoria, nesta assessorando
somente um Diretor.
Posso afirmar que nestes 10 anos atuando como
secretária em três departamentos distintos, não são os padrões e as regras que
são difíceis, mas sim as pessoas que não gostam de segui-las, que não atendem
os prazos e que não levam seu trabalho a sério.
A Controladoria gera informações confidenciais
para a Presidência, Vice-presidência, Diretorias das unidades produtoras e ao
Conselho de Administração praticamente todos os dias.
Meu trabalho como assessora do Diretor é
tranquilo e tem muita rotina. Minhas tarefas e responsabilidades são:
organização da agenda interna e externa, atendimento telefônico (filtrar as
ligações, anotar os recados, retornar as ligações), digitar as propostas
elaboradas pela Diretoria, organizar o arquivo físico e eletrônico, digitar
atas, organizar a logística das viagens, organizar a prestação de contas,
distribuir documentos aos respectivos responsáveis, organizar reuniões
(apresentações, sala), atentar para a manutenção preventiva do meu local de
trabalho e sala da diretoria (chamados internos), auxiliar o diretor com suas
demandas particulares, etc.
Tenho todos os tipos de situações no meu dia
de trabalho, desde as mais tranquilas até as mais urgentes. As tarefas
importantes, urgentes e circunstanciais são minhas colegas do dia a dia, sou
bem amiga delas e consigo tratá-las com paciência e atenção. Como tenho um
diálogo muito aberto com meu diretor, consigo negociar com ele os prazos e
priorizar os trabalhos conforme esperado por ele. Não tenho tarefas que possam
ser consideradas difíceis; o meu trabalho é agilizar e facilitar a rotina de
trabalho do meu diretor. Preciso ficar sempre atenta aos horários para avisar
dos compromissos, dos dias para alertar dos prazos de entrega das tarefas.
Gosto muito de ser útil, assim não tenho responsabilidades que não são do meu
agrado, salvo a organização do arquivo físico que é um pouco sem graça. A
rotina das tarefas a executar depende da demanda que vem das Diretorias e da Presidência.
Tão logo eles demandam trabalho para nós, o mesmo vira urgência e largamos os
procedimentos importantes para acatar as ordens.
Nosso tempo não é curto, é apropriado, mas as
interrupções diárias que são muitas atrapalham o andamento das tarefas, que de
importantes passam a ser urgentes. As interrupções são muitas; são ligações
para outros setores, colegas de trabalho reclamando do clima, da manutenção dos
toaletes, do ar condicionado, do colega de trabalho, dos procedimentos
internos, do salário, do vizinho, da vida, etc. Como secretária do diretor
preciso estar ciente de todas as situações que acontecem nos bastidores para ajudar
na gestão e melhorar o clima no trabalho.
Eu mesma sou responsável pela minha própria
perda de tempo, pois quando não sou interrompida pelos colegas, quando fico
muito tempo concentrada/sentada produzindo, sinto vontade de levantar e
conversar um pouco para relaxar e depois continuar minhas tarefas.
Meu diretor é perfeccionista, muito organizado
e não esquece nada nunca. É muito difícil conseguir surpreendê-lo.
Autora:
Elani Bachmann, texto produzido para a
disciplina: Tempo, Organização e Planejamento, do Curso de Pós-Graduação em
Assessoria Executiva Empresarial, na Universidade Regional de Blumenau, em
fevereiro de 2015.
Comentários
Postar um comentário