Tempo, organização e planejamento
Pensar a respeito
da utilização do tempo é uma tarefa desafiadora, pois é um momento de
autoconhecimento. É um ato de avaliação de preferências, prioridades, desejos,
necessidades e toda sorte de vontades subjetivas. Entretanto é um passo
importante para a melhoria da qualidade de vida e atingimento das metas
pessoais e profissionais.
A forma como organizo meu tempo está ligada aos meus hábitos e
preferências, ordeno minhas atividades diárias com base nisto. Gosto muito de
aprender e desenvolver novas perspectivas, assim tenho hábito de ler, assistir
filmes e conversar com pessoas mais experientes e criativas. Não ocupo-me com
atividades muito mecânicas sem teor reflexivo. Neste sentido, a percepção de
tempo pode variar, pois acredito perder um tempo precioso fazendo atividades
como, por exemplo: passar roupa, percebo como se o tempo não passasse ou a
roupa não acabasse nunca. No entanto, quando estou em uma atividade de
preferência pessoal, algo prazeroso, percebo o tempo de forma diferente, passa
mais de pressa. Porém isto é uma ilusão, pois é fato que todas as horas têm 60
minutos.
Na compreensão do
tempo, o mais difícil é usá-lo a nosso favor, entendê-lo como nosso aliado
seria uma mudança de paradigma. O escritor Christian Barbosa, escreve em seu
livro, Tríade do Tempo, que é mais fácil manter-se nas atividades urgentes ou
circunstanciais, entretanto permanecer nesta esfera, na verdade, dificulta
nossa rotina.
Ter uma clara
definição do que é urgente e importante em nossa vida faz parte de uma boa
gestão do tempo. Urgente é tudo aquilo que já não temos mais tempo hábil para
fazer, deve ser executado imediatamente. Importante são as atividades alinhadas
com nossos desejos e sonhos, que trazem resultados reais a nossa vida. Esta
distinção é necessária para que possamos fazer nossas próprias escolhas, sem
esta consciência, ficamos suscetíveis à imposição de outras pessoas e ou
circunstâncias. Distanciando-nos cada vez mais de nossa realização pessoal.
O tempo é um
recurso escasso para quem não sabe administrá-lo, novidade será adquirir
hábitos de disciplina e planejamento em consonância com nossos objetivos.
Estabelecer metas e fazer acompanhamentos periódicos, trabalhar ativamente para
viver em equilíbrio. Vários são os fatores desperdiçadores de tempo, mas o
principal deles é a falta de conhecimento nas atividades e a ausência de
planejamento. Assim o momento de organizar e prever a rotina dos dias
seguintes, é seguramente, a melhor medida para otimização do tempo.
Evitar atividades
que desperdicem nossas horas é uma atitude estratégica, o acesso às redes
sociais, e-mails com piadas e interrupções são as atividades nas quais mais
perco tempo ultimamente. O Fecebooké uma boa forma de descontração,
mas também é altamente viciante, hipnotizando-nos por horas.
Com base em
minhas experiências profissionais e leituras acredito que a grande questão na
gestão e organização do tempo seja:
Como encontrar uma
forma adequada de gerir o tempo e alcançar resultados desejados?
Se
entendermos como pressupostos:
1. Boa administração
do tempo é condição para ter qualidade de vida;
2. Sem o
autoconhecimento ou a definição de objetivos claros, nunca teremos
administração de tempo adequada.
Refletir sobre esta questão com base nos pressupostos citados acima
é um caminho para uma existência saudável e feliz.
Refletir sobre a gestão do tempo é de fundamental importância para
qualquer pessoa que deseje atingir seus objetivos, seja uma reflexão profunda
acerca dos desejos e vontades individuais, seja em uma minuciosa descrição e
organização de uma agenda.
Para tanto, temos
inúmeras formas distribuídas em vários autores e técnicas, cabe a cada
indivíduo ter a iniciativa e disciplina para encontrar seu método ideal e
aplica-lo.
REFERÊNCIAS
- ELIANE, Wamser. A Secretária
Que Faz. Nova Letra. 2010
- CAIN, Susan. O Poder dos
Quietos. Ed. Nova Fronteira Participações. 2012
- COVEY, Stephen R. Os 7
Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes. Best Seller, 2005
- Texto: BARBOSA,
Christian.Tríade do Tempo. Capitulo três
- Artigo: FONTANELLA, Rosane.
Os tipos comportamentais e a postura do profissional
de secretariado, publicado
na Revista de Gestão e Secretariado. Disponível em:http://www.revistagesec.org.br/ojs-2.4.5/index.php/secretariado/article/view/56#.VFVGLlItDm
- Vídeo: CAIN, Susan, O
poder dos quietos, TED Talk Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-nTp2e4bCMc
Vídeo: BARBOSA, Christian. Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=dT7hkt--PO0 )
(Fonte: texto escrito por Janine Soares, e também publicado em seu blog: http://profissaodesecretariaexecutiva.blogspot.com.br/)
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