O cartão de visita reflete a sua identidade

 

O texto a seguir faz referência à importância do uso de cartões de visita para os executivos sul-coreanos. Foi retirado do livro “O poder do nunchi: o segredo coreano para a felicidade e o sucesso” da autora Euny Hong.

Entendo que se trata de um assunto que merece a atenção de profissionais brasileiros para não fazerem feio e nem criarem desconforto em contato de negócios com representantes de organizações da Coreia do Sul.

Vamos ao texto....abrindo aspas...

            Na Coreia do Sul, no Japão e em outros países asiáticos, os cartões de visitas são importantíssimos até hoje. Mesmo que a Coreia do Sul supere de longe o Ocidente em tecnologias digitais e redes sociais, os executivos sul-coreanos ainda usam cartões de papel e jamais sonhariam em dizer a um novo contato de negócios para adicioná-los no LinkedIn.

            Na Coreia do Sul, os cartões de visita refletem a sua identidade. Um emprego sem cartões não é um emprego e uma pessoa sem um cartão não contribui para a sociedade.

            Na Coreia do Sul, se alguém oferece a você um cartão de visita, ele é uma extensão do corpo dessa pessoa. Ela entrega o cartão com as duas mãos enquanto faz uma reverência, e você também deve recebê-lo com as duas mãos, repetindo a reverência. Em seguida, você olha para o cartão e o lê atentamente por alguns segundos, mas não o coloca no bolsa da calça ou na carteira, não usa para fazer anotações, muito menos o danifica de qualquer forma. Você o coloca em um estojo feito especialmente para cartões.

            Nada disso é prático, e o objetivo é exatamente esse. Ao dar grande importância e dedicar tanta atenção a algo tão trivial quanto um cartão de visita, você está mostrando a seu interlocutor que o valoriza mais do que à sua conveniência. [fechando aspas]

Protocolo corporativo que vale a pena você deixar registrado e marcado para quando necessitar.

Bons negócios!!

 

Referência bibliográfica:

HONG, Euny. O poder do nunchi: o segredo coreano para a felicidade e o sucesso. (tradução Patrícia Azeredo) Rio de Janeiro: Best Seller, 2021.

 


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