Será que o óbvio precisa ser dito?

 

Será que o óbvio precisa ser dito?

 

“O que é óbvio para mim, pode não ser para você. E o que é óbvio para você, pode não ser para mim.” Foi o comentário feito por um participante em determinado treinamento in company quando mencionei que me sentia incomodada ao ter de abordar questões que, a princípio, se mostram evidentes e corriqueiras. Situações que todo mundo deveria saber, no entanto passam batido no dia a dia e acabam causando enormes estragos na imagem e carreira profissional de quem as pratica.

O que esse participante queria me dizer é que somos e vivemos em contextos diferentes. Tivemos vivências e experiências diferentes, com pessoas diferentes, em lugares dos mais variados. Logo, enxergamos e percebemos as coisas que nos cercam de modo diferente.

    Considerando que o ambiente de trabalho (como a sociedade) é regido por determinados padrões de comportamento, que garantem a convivência entre seus integrantes, baseados numa relação respeitosa, atenciosa e tolerante, estou convencida de que vale alertar você sobre certas atitudes que podem causar uma colisão frontal com colegas de trabalho e com chefias no ambiente de trabalho.

          Posto isso, sem mais delongas, cuidado com: 

û  Aperto de mão mole e sem comprometimento

û Mau humor. Lamúrias. Queixas. Reclamações

û  Interromper a conversa de outra pessoa, sem pedir licença e sem permitir que a pessoa termine seu pensamento.

û Desrespeito à hierarquia

û Procrastinação = não cumprir prazos estipulados

û  Atrasar-se em reuniões e eventos. Impontualidade

û  Um e-mail mal escrito

û  Ofensas e agressões pessoais

û  Sarcasmo. Zombar de tudo.

û  Tirar sarro/caçoar de alguém.

û  Piadas depreciativas. Fazer graça à custa de outros.

û  Corrigir a gramática ou a pronúncia de quem estiver falando.

û  Falar alto

û  Chamar as pessoas aos gritos ou com gestos agressivos.

û  Apontar outros com o dedo.

û  Abusar da liberdade. Brincadeiras preconceituosas

û  Manifestar frequentes atitudes de infantilidade

û  Tratamentos de intimidade

û  Fofocas e mexericos

û  Falar mal de pessoas

û  Indiscrição

û  Expor a vida pessoal para os colegas de forma irresponsável.

û  Desrespeitar a privacidade do outro

û  Conversar com alguém olhando para o relógio ou mexendo no celular

û  Não desgrudar os olhos do celular durante reuniões e durante almoço de negócios.

û  Conversas paralelas e risadas durante reuniões.

û  Repreender (dar bronca) alguém na frente de outros.

û  Ser o “dono da verdade”.  Entender de tudo. Querer ser o mais inteligente.

û  Ter sempre razão

û  Agarrar outra pessoa pelo braço. Ou puxá-la pela camisa.

û  Beber além da conta em festa da empresa.

û  Gesticular demais

û  Falar palavrões e fazer uso frequente de gírias e cacoetes

û  Bocejar e espirrar na cara do outro

û  Usar palito de dente fora do banheiro

û  Cuspir e jogar lixo na calçada

û   Apresentação pessoal desleixada

û   Mascar chicletes

û  ..........

#ProntoFalei

 

 


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