Respeitosamente ou atenciosamente

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Caracteriza-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. São princípios que aplicam-se às comunicações oficiais, que devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

O Manual de Redação da Presidência da República traz, muito bem explicados, os preceitos que se deve seguir na redação das comunicações oficiais. Explicita os aspectos a serem obedecidos e que são comuns a quase todas as modalidades de comunicação oficial: o emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário.

Com relação aos fechos para comunicações, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, têm a finalidade de saudar o destinatário. Os modelos para fecho foram simplificados e uniformizados e o Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
                                Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
                                Atenciosamente,

Reforçando, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.


Comentários

  1. A redação oficial é elaborada em nome do serviço público, mas as empresas se baseiam nessas normas para estabelecerem suas comunicações internas. Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O que atribui à correspondência comercial também o caráter de impessoalidade, uso do padrão culto, formalidade. Sempre escrevemos em nome da empresa, nunca em nosso nome pessoal quando se trata de comunicação corporativa.

      Excluir
  2. Participei de um curso de Redação Oficial e a professora disse que a expressão "atenciosamnete" só se usa para quem está respondendo um ofício e nunca para quem está enviando, pois a referida expressão é: em atenção a algo. Fiquei na dúvida se uso ou não, porque faz sentido o que ela disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sempre me orientado pelo Manual de Redação da Presidência da República com relação a este protocolo na hora de redigir documentos oficiais. Vide em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Um abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo com o anônimo. O manual de redação da presidência da República é que define desse jeito, mas considero essa norma ruim. A palavra "atenciosamente" dá uma ideia de que a pessoa está dando alguma informação ou orientação, o que nem sempre é o caso, enquanto "respeitosamente" soa excessivamente submissa. Dever-se-ia usar apenas "cordialmente" para todo mundo, que é uma expressão mais neutra.

      Excluir
    4. cordialmente tem raiz em cordial, ou seja, com todo o coração.......

      respeitosamente não dá a idéia de submissão... se for presidente da republica ou gari da rua, vc sempre tem que se dirigir com respeito, regra basica de civitas....... se vc atende ou responde alguem, vc responde ou atende com atenção...... mas...... isso é coisa de primario das antigas... da época do mobral que nem existe mais

      Excluir
  3. Minha colega de trabalho disse que o respeitosamente se usava apenas para fecho destinado ao presidente da República, questionei pois diz para autoridades superiores inclusive o presidente da República.

    ResponderExcluir
  4. Estou na dúvida no seguinte: Autoridades Superiores quem são? É a mesma coisa do que dizer autoridades de hierarquia superior? um servidor por mais que seja o mesmo cargo, falando com o chefe, deve utilizar respeitosamente ou atenciosamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da mesma duvida.

      Excluir
    2. Acho essa norma um erro devido a essas questões. A palavra "atenciosamente" dá uma ideia de que a pessoa está dando alguma informação ou orientação, enquanto "respeitosamente" parece excessivamente submisso. Dever-se-ia usar apenas "cordialmente" para todo mundo, que é uma expressão mais neutra.

      Excluir
    3. Cordialmente não existe na Redação oficial.

      Excluir
  5. É correto iniciar um memorando com "Saudando-o cordialmente"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim. Em memorando, deve-se usar da Impessoalidade; sendo cordialmente um termo pessoal.

      Excluir

Postar um comentário