A habilidade na comunicação escrita começa cedo



A habilidade na comunicação escrita deve ser uma atitude de melhora contínua para quem quer se dar bem no mundo corporativo. A afirmação fiz durante a palestra que ministrei na Semana Acadêmica do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, da Universidade Regional de Blumenau, no dia 14 de outubro de 2013.
 
Mesmo que nós, os professores, tenhamos esta condição como algo do qual não abrimos mão durante o processo de formação de profissionais, sabemos que nem sempre conseguimos atingir quem não aprendeu a ter a virtude e atitude de gostar de escrever. Ou porque não teve a oportunidade de ler bons livros; ou porque não foi incentivado e instigado a ler bons livros. De qualquer forma, faz muita diferença para quem gosta de ler, e lê muito, na hora de produzir bons e coerentes textos.
 
Tenho um exemplo em família. Minha sobrinha e afilhada, Anna Elizabeth, 13 anos, cursando o oitavo ano do Ensino Fundamental, ama ler. Sei dizer que só em 2013 já leu mais de 60 livros. Sim, são 60 livros lidos.  Sua produção escrita merece elogios de minha parte.
 
Ontem, 19 de outubro de 2013, foi dia de sua Confirmação. E ela, antes do jantar, leu sua mensagem, emocionando-nos com suas colocações e palavras de compreensão de mundo e de carinho pela sua menor comunidade, a família.
 
E assim se fortabelece dia a dia a habilidade de escrever bem.
Querem ler a mensagem da Anna Elizabeth?
 

"Eu quero agradecer imensamente a presença de todos vocês, por estarem em mais um momento importante da minha vida.
 
Para os familiares e amigos, quero que pensem muito bem nesta frase do Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permito ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva imensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” Aproveitem cada momento de suas vidas, porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo!
 
Para os meus queridos tios e tias, uma frase do Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Uma vez eu li um livro chamado Fazendo meu Filme 3, da Paula Pimenta, e me questionei:
“E se não houvesse amanhã?”; agora pergunto a vocês, o que vocês fariam se amanha não tivessem mais aquela pessoa muito especial ao seu lado?
 
Meus queridos padrinho e madrinhas, uma frase que amo demais do Walt Disney:
“Se você pode sonhar... você pode fazer!”
 
Para as minhas queridas primas e priminhas, uma frase do livro A Mala de Hana:
“Nós, crianças, podemos fazer a diferença em construir a paz neste mundo.”
 
Adoráveis avós e avôs, que eu amo muito, para vocês uma frase que eu achei na internet: “O que você tem todo mundo pode ter, mas o que você é... ninguém pode ser!”
 
Minhas queridas amigas, que eu realmente não sei o que seria de mim sem vocês ao meu lado. O que seria dos meus almoços malucos sem vocês? Pois é, eu também não sei. E como diz uma frase do livro A Culpa é da Estrelas:
“Amigos de verdade são difíceis de encontrar e impossíveis de esquecer.”
 
Papai, saiba que você é o melhor pai do mundo, você é um pai maravilhoso, que sempre tenta me ajudar, principalmente com os meus estudos. Para você escolhi uma frase do Roberto Shinyashiki:
“Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredita que ele possa ser realizado”.
 
Mamãe, quero que todas essts pessoas que estão presentes hoje saibam que eu tenho uma maravilhosa mãe; além dela ser maravilhosa ela é linda, engraçada, sem vergonha na cara e principalmente a melhor mãe do mundo todinho. Mesmo que algumas vezes ela dá um piti e fica dizendo: “Meu deus! Eu comi demais, vou ficar gorda!” e não venha com desculpas porque você sempre fala isso. Então para você uma frase que uma vez achei na internet, ela era mais ou menos assim: “Você não nasceu para ser uma Barbie, viva as gordas” Te amo muitíssimo, mamãe.
 
E, para finalizar, para uma das pessoas mais importante da minha vida, Emily, a minha querida irmãzinha, que é ecológica, maluca, fofinha e, principalmente, o bebê da mana, uma frase do filme Alice no País das Maravilhas: “O impossível é só questão de opinião.”
 
Agora, vamos para a oração, por isso gostaria que todos vocês se colocassem em posição, por favor.
 
‘Senhor Deus e Pai, queremos Te agradecer por mais este maravilhoso dia que Tu nos concedestes, e em especial por este momento. Te agradecemos por estares sempre conosco em nossas vidas, como nos momentos de alegria, como nos momentos de angustia e aflição. Sabemos que Você, ó Pai, nunca nos abandonarás.
Agradecemos pela a alimentação e pela nossa saúde, e principalmente por todas estas maravilhosas pessoas, aqui presentes. Amém’
 
Bom Apetite!"
 
 
 
O que mais posso dizer.........???? Obrigada por você ter lido a mensagem da Anna.
 


Comentários