Há razões para tudo

Muitos são os canais de comunicação, por intermédio dos quais cada um pode expressar suas opiniões e pontos de vista, relatar experiências. Fazer-se ouvir, no sentido literal da palavra. Cada pessoa tem algo a dizer e a escrever. Falta oportunidade ou prática.

Ficando somente com o aspecto da prática, tenho refletido com meus alunos da pós graduação em Secretariado: Gestão de Pessoas e Processos, que escrevemos muito pouco sobre nossas atividades e vivências. É como se tudo fossem ações corriqueiras do dia a dia no ambiente de trabalho, que seriam ainda mais simplificadas se colocadas no papel.

Tenho acompanhado situações de profissionais que falham justamente por não atentarem para o óbvio. A essência está em fazer bem feito o óbvio. E o óbvio na profissão de secretário é justamente aplicar com habilidade as técnicas secretariais, que podem parecer aos olhos de muitos extremamente simples. É aquilo que todos acham que sabem, só que ao chegar a vez de praticá-las, um desastre. Um exemplo é o atendimento telefônico. Todo mundo nas empresas afirma veementemente que conhece as normas de atendimento telefônico. No entanto, quantos praticam-no eficazmente?

Quando se trata de técnicas e metodologias, não há que se inventar a roda. Há que se levá-las em consideração e aplicá-las no fazer diário. Claro, porque fazem a diferença no sentido de obter êxito na otimização do tempo do profissional de secretariado que hoje tem a incumbência de coordenar e gerenciar rotinas administrativas, projetos, processos e relacionamentos.

Aqui, neste espaço, queremos escrever sobre experiências da aplicação de técnicas e ferramentas do secretariado e da gestão empresarial com um olhar especial ao conhecimento tácito de cada profissional. Como cada um faz....... sem desconsiderar técnicas e metodologias.
Welcome! Bem-vindos!

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