Vivências e convivências

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quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Postura profissional: que tal garantir um atendimento de excelência?



Todo trabalho é digno se realizado com honestidade, vontade, respeito e paixão.
Algumas atitudes e regras de comportamento merecem especial atenção por parte do profissional que vai atuar em atividades de hospitalidade e acolhimento (garçom, garçonete, atendente, hostess......). São, contudo, atitudes e regras de comportamento que, se cumpridas e mantidas, irão garantir uma postura profissional adequada e coerente para se prestar um atendimento de excelência. 

§  Mantenha um sorriso fácil e espontâneo no rosto.
§  Mantenha sempre a coluna ereta; os ombros para trás; a cabeça erguida.
§  Costas retas e queixo levemente erguido inspiram confiança.
§  A mente leva em conta a postura do corpo e se comporta de acordo com ela. Se você se sentar de maneira relaxada, o cérebro vai funcionar de modo relaxado. Se sentar com a coluna reta, o peito para frente, os ombros equilibrados, o cérebro também vai funcionar assim, majestoso e glamoroso.
§  Preste atenção na maneira como você se senta para trabalhar, para comer, no modo como caminha, como cumprimenta as pessoas, na expressão facial, nos gestos.
§  Estar sempre bem-humorado, ter disposição para conversar, saber responder as perguntas formuladas e ser respeitoso com as opiniões alheias são atitudes que demonstram que o profissional tem prazer no que faz. Em consequência, sua expressão é de saúde, higiene, sucesso e alegria, embora sem exageros.
§  Atente ao seu tom de voz, aos gestos e ao vocabulário utilizado. Fale pausadamente, de forma clara e sem pressa. Evite gírias no vocabulário.
§  Evite fazer comentários sobre os assuntos conversados pelos hóspedes e clientes.
§  Cuide de sua saúde e da apresentação pessoal.  Cabelos limpos, curtos ou presos. Unhas curtas, sem esmalte ou base. Sem perfume, apenas desodorante sem perfume. São alguns cuidados dentre outros que serão determinados segundo os padrões do Hotel.
§  Siga o padrão de uniforme estabelecido pelo Hotel ou Restaurante.
§  Evite passar as mãos pelos cabelos, nariz, boca e outras partes do corpo.
§  Não coma, nem mastigue chicletes, enquanto estiver trabalhando.
§  Evite tossir, espirrar e assoviar enquanto estiver atendendo ou servindo.
§  Trate as mulheres por “senhora” e os homens por “senhor”. Evite tratamento de intimidade. E palavras no diminutivo: minutinho, favorzinho....
§  Incorpore o espírito de equipe. Jamais dê oportunidade para pensamento como: “Isso não faz parte da minha função” ou “Não vou limpar isso, pois não sou auxiliar de limpeza”.
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“Meu corpo é um jardim, minha vontade o seu jardineiro.”

William Shakespeare


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