Serviços à mesa



            Serviço é a denominação usada para designar a forma como o cliente será servido. Quais são: serviço à francesa, serviço à inglesa, empratado, self-service.

Serviço à Francesa - Ideal para refeições formais, é considerado o serviço oficial para reuniões de caráter diplomático; é o mais requintado. O serviço à francesa caracteriza-se, basicamente, pelo próprio comensal se servir de especiaria ou prato para ele oferecido, pelo lado esquerdo, através de uma travessa, por um garçom ou copeiro.
Serviço à Inglesa
Ø Serviço à inglesa direto – o garçom serve o convidado, sempre pelo lado esquerdo, retirando os alimentos da baixela, fazendo uma pinça com o garfo e a colher.
Ø Serviço à inglesa indireto (com guéridon = carrinho) – o prato é montado no guéridon pelo garçom, e servido ao convidado pelo seu lado direito.

Serviço Empratado - Os pratos já vêm montados da cozinha, geralmente bem elaborados e decorados. O garçom, ao servir, coloca o prato à frente do convidado pelo lado direito.

Self service - É a proposta de almoços ou jantares com bufê. Tanto os acessórios, quanto a comida são dispostos em cima de mesa ou bufês, a partir de onde os convidados se servem. Ou seja, vão até o bufê, servem-se à vontade e depois retornam para a mesa. Permite maior descontração aos convidados, pois requer mais de sua participação.

As fotos da colocação e organização de mesa foram tiradas durante a disciplina de Etiqueta à Mesa, que ministrei no curso Sequencial de Gastronomia, na Universidade Regional de Blumenau, agora em julho de 2018. A organização das mesas esteve sob a responsabilidade das alunas e alunos, a quem agradeço o empenho. 

Comentários