Assessor Executivo: emprego e carreira profissional

 

            Hey, você! Quer ter emprego ou ter empregabilidade?

Em 1995, José Augusto Minarelli, então consultor de outplacement e aconselhamento profissional, escreveu o livro Empregabilidade: o caminho das pedras. Na ocasião, “empregabilidade” começava a fazer parte do rol de termos (e de atitudes) de quem estava em busca de uma carreira profissional.

Empregabilidade, no entender de Minarelli, “é a condição de ser empregável, isto é, de dar ou conseguir emprego para os seus conhecimentos, habilidades e atitudes intencionalmente desenvolvidos por meio de educação e treinamento sintonizados com as novas necessidades do mercado de trabalho.”

Considerava que o emprego era do empregador. E ainda é atualmente. O empregado vende o seu trabalho para o empregador. É recorrente vermos os empregados confiarem o desenvolvimento de sua carreira ao empregador. Só fazem cursos de capacitação e de especialização se a empresa manda.

E quando a empresa não precisar mais dele ou dela?

“A carreira pertence ao profissional”, diz Minarelli. O que quer dizer que você é dono de sua carreira e o único responsável por administrá-la. Infelizmente, muitos só se dão conta disso quando perdem o emprego. Ainda mais se esse emprego era a sua principal razão de existir. Perdem o chão. Desabam emocionalmente.

Ser demitido não significa encerramento de sua carreira. Ao contrário. Para o autor trata-se de um evento em sua carreira para sair da zona de conforto, da acomodação, reagir e passar a ver o mundo com outros olhos.

Recomenda concentrar-se em:

Ø  enxergar problemas como oportunidades;

Ø  entender que a perda do emprego pode significar mais tempo disponível para tratar dos seus interesses;

Ø  encarar a ausência de empregador como uma oportunidade para você descobrir sua autonomia e ter vários empregadores ou tomadores de serviço;

Ø  transformar a falta de rotina em um estímulo à criatividade, à renovação, ao crescimento.

Ok, mas onde entra aqui a questão da empregabilidade?

Empregabilidade, no meu jeito de entender, é a capacidade que cada um de nós deveria construir em sua caminhada profissional para se manter ativo no mercado de trabalho. O que significa estar sempre conectado e antenado com a vulnerabilidade do mercado de trabalho. Onde a atualização e o aprender a aprender são os pontos de destaque. Sem se esquecer da importância da capacidade adaptativa dentro das circunstâncias e da limitação de recursos.

Então, pergunto: você está tendo o cuidado de verificar como estão seus conhecimentos, suas habilidades e sua rede relacionamentos?

 

Comentários