Curso de Etiqueta e Comportamento Corporativo

Tem o objetivo de mostrar caminhos para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades no relacionamento interpessoal por repensar e criar hábitos, gestos e atitudes para se ter uma postura que resulte na conquista de um diferencial que possibilita cada um perceber, absorver e reagir às situações que envolvem as atividades ao se relacionar com os diversificados públicos no ambiente profissional.

É ministrado in company.


Programa

1. A etiqueta profissional no mundo dos negócios
Competência relacional e inteligência social: o diferencial nas relações de trabalho
A comunicação pessoal e interpessoal
Imagem e comportamento pessoal versus cultura e imagem institucional
Imagem e postura: uma coerência necessária
Postura é comunicação
Aspectos da linguagem corporal e gestual no local de trabalho
Situações que podem destruir a imagem profissional e social
Espelho, espelho meu.... como está minha apresentação pessoal?

2. O protocolo no mundo corporativo
Como apresentar pessoas: ordem de precedência e tratamento
As formas de cumprimentar
Aperto de mão: firme e curto
E o beijo social no escritório?
Quando levantar para cumprimentar uma pessoa?
Ao esquecer o nome de uma pessoa: como contornar a situação
Cartão de visita profissional e social: reflexo de quem somos
A pontualidade em reuniões de trabalho
Telefone: quem liga, desliga
Os bons modos em eventos de trabalho: coquetéis, recepções, viagens
Ao receber clientes: o papel de anfitriã(ao)
Convivência em espaços públicos: elevadores, escadas, automóveis, ruas...
Orientações com base no cerimonial e protocolo público: precedências, características, composição de mesa de autoridades, disposição de bandeiras, pronunciamentos e discursos.
Trajes de acordo com a ocasião

3. Almoço ou jantar de negócios: comportamento à mesa
Tipos de serviços à mesa
Postura elegante e manuseio correto de talheres
Quem paga a conta?
Para finalizar: o cafezinho.




quarta-feira, 10 de março de 2010

Alfabeto Fonético




O alfabeto fonético internacional é usado para identificar letras do alfabeto por meio de palavras-código na comunicação falada para soletrar palavras.

A - Alfa
B - Bravo
C - Charlie
D - Delta
E - Eco
F - Fox
G - Golf
H - Hotel
I - India
J - Juliet
K - Kilometro
L - Lima
M - Mike
N - November
O - Oscar
P - Papa
Q - Quebec
R - Romeo
S - Sierra
T - Tango
U - Uniform
V - Victor
W - Whisky
X - X-Ray ou Xadrez
Y - Yankee
Z - Zulu


Na área de secretariado e assessoramento executivo, o alfabeto fonético é frequentemente usado na comunicação com a agência de viagens para a compra de passagens aéreas ao se dizer o nome e sobrenome do passageiro. Para exemplificar, se comprar uma passagem para eu viajar, diria para a agente de viagens: “é uma reserva em nome de: whisky – alfa – mike – sierra – eco – romeo (ou seja) Wamser.

Ah! Sua tela mental sintonizou com a seguinte cena: w de whisky; a de amor; m de Maria; s de saúde; e de esperança; r de rato? Deleta-a por completo.

Soletrar palavras e nomes de pessoas fora deste código denota falta de profissionalismo, ainda mais para quem assessora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário