Organizar-se? Para quê?

Ser organizado é ...............

Ø Saber onde buscar as informações e encontrá-las na hora em que se precisa.
Ø Saber quais compromissos e atividades são importantes e/ou urgentes e dar as devidas prioridades.
Ø Usar métodos e instrumentos confiáveis e ágeis para conseguir acesso fácil às informações sem perigo de extravios.
Ø Manter arquivos, agenda e o próprio escritório em ordem e excluir materiais e papéis desnecessários.
Ø Ter responsabilidade e manter cada objeto, material e documento em seu devido lugar, fazendo com que o ambiente de trabalho seja o mais funcional possível. Estabelecer regras gerais de organização e segui-las.
Ø Manter todos os compromissos em dia, cumprindo prazos, gerenciando os documentos e papéis sobre a mesa, afim de proporcionar agilidade na hora em que forem solicitados.
Ø Saber administrar o tempo, respeitando os horários para os quais se planejou realizar cada tarefa.
Ø Saber separar documentos úteis de documentos obsoletos. Ter visão para o futuro levando em consideração os imprevistos.
Ø Ser disciplinado e pró-ativo e conhecimento geral da organização em que trabalha.
Ø Ser organizado é, antes de tudo, fazer uma seleção de prioridade e segui-las, sempre cumprindo horários. Ter em mente o discernimento de qual tarefa pode ficar para mais tarde. Saber administrar bem o tempo, respeitando os horários para os quais se planejou realizar cada tarefa. Manter os documentos na mais perfeita ordem, possibilitando rápida localização do que é preciso, além de melhorar o ambiente esteticamente.
A organização relaciona-se muito bem com responsabilidade, tendo em vista que uma pessoa organizada, de forma alguma, poderá ser irresponsável. A organização é a base do equilíbrio tanto no campo profissional como o pessoal.

Comentários