Assessorar é....

De acordo com o dicionário Aurélio, assessorar é servir de assessor a; assistir; auxiliar, tecnicamente, graças a conhecimentos especializados em dado assunto. Considera assessor como um adjunto, auxiliar, assistente, ajudante, organismo que fornece assessoramento, ou seja, o ato ou efeito de assessorar.

Assessorar é fazer o acompanhamento do executivo e de sua equipe nas soluções dos conflitos, gestão, execução de funções técnicas e gestão do conhecimento. É fazer o elo entre a empresa, clientes e fornecedores internos e externos, facilitando o desenvolvimento do trabalho.

Consiste na gestão e execução de processos e procedimentos administrativos de forma eficaz, possibilitando o alcance dos objetivos corporativos. É compartilhar problemas e desafios. É saber negociar, gerenciar o tempo, definir prioridades, sendo o facilitador e intermediador entre a organização e seus clientes internos e externos.

Um assessor executivo gerencia a informação e os processos de forma a disponibilizar ferramentas eficazes que permitam uma tomada de decisão acertada do executivo e de sua equipe. Com características como a multifuncionalidade, iniciativa, ousadia, postura ética e flexibilidade, deve estar qualificado e apto para criar essas condições de gerenciamento.

Em outras palavras, deve ser detentor da capacidade de privilegiar informações com discernimento para a tomada de decisões. Precisa conhecer a empresa e os colaboradores para agir, gerenciando os conflitos no trabalho. Saber a hora de ouvir e de falar, sempre procurando agregar valor às atividades do dia a dia. Ser humilde para aprender com o novo, transmitindo suas experiências e conhecimentos. Isso conduz a criação de condições para integrar as relações interpessoais, compartilhar conhecimentos, gerenciar conflitos, acompanhar as mudanças dentro e fora da organização, visando à tomada de decisão.

Comentários

  1. Sou secretaria de um consultorio odontologico com grande capacidade de expansão, neste post percebi que o profissional tem que estar sempre se atualizando, seja qual for sua area. Obrigada por cada dica. Abraço. Paula

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, estou escrevendo os textos para o TCC, NO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO, li seu post e achei interessante a forma como você explicou o que é assessorar, eu poderia citar um trecho em meu TCC? Colocaria o nome da autora e o endereço do site... ass: Giuliani Camargo. Pode me procurar no Facebook se desejar. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário